Hospital de Bonecas: Veja 5 motivos para consertar brinquedos quebrados

Quem nunca teve aquele brinquedo querido e de estimação que se recusava a repassar ou jogar fora? A ligação que criamos com nossos brinquedos é muito especial e já foi apresentada de muitas formas, como tratada no filme Toy Story, por exemplo. Mas e quando os brinquedos realmente quebram e não vemos solução? Será que é a hora de dar fim a eles ou devemos buscar uma solução a fundo?

A HB Brincar e Vestir, realiza um trabalho muito interessante no conserto e resgate de brinquedos quebrados, inclusive sua sigla HB significa justamente ‘Hospital de Bonecas’!

Uma de suas criadoras, Sarah Pastena, disse “Há alguns anos, na minha geração…risos, ganhar um brinquedo era algo aguardado durante boa parte do ano. Era como esperar o natal para comer panetone, ou a páscoa para comer chocolate. Nesta época, os brinquedos eram caros e a maioria das crianças não tinham acesso a um leque tão grande de “coisas para brincar”. Logo, como ressaltado por Pastena, era necessário que os brinquedos durassem por muitas gerações.

Brinquedos para consertar? Clique aqui e entre em contato com a HB Brincar e Vestir por WhatsApp.

A HB Brincar e Vestir fez questão de manter esta tradição do conserto do brinquedo, e já não mais por falta de opção para as crianças, mas sim por diversos outros motivos! Confira a seguir 5 motivos para o reparo de brinquedos quebrados.

1. Consertar é Conscientizar: A cada brinquedo novo vendido, uma gama enorme de materiais foi retirada da natureza. Ao consertar um, ao invés de comprar, você está colaborando com o uso moderado de matérias primas, extraídas do meio ambiente, como, por exemplo, o plástico, que é extraído do petróleo, um combustível fóssil poluente.

2. Consertar é Continuar: O brinquedo sempre vem carregado de histórias. Desde que foi ganho ele participa dos momentos felizes que marcaram, da relação com a pessoa que deu o brinquedo… e tudo isso pode continuar nas mãos de outra criança. O conserto do brinquedo faz com que a história continue, seja de pai pra filho ou de vó para neta.

3. Consertar é economizar: Bem mais barato do que um brinquedo novo, o conserto garante uma economia e a brincadeira é tão gostosa quanto um novo.

4. Consertar é educar: Vivemos em um momento onde as opções são tantas, para as crianças, que muitas vezes elas não dão o devido valor ao que ganham. Ao consertar um brinquedo, estamos mostrando à elas que o uso das coisas não deve ser momentâneo e a reposição instantânea. A cultura do ‘quebrou? joga fora!’ leva muito lixo desnecessário à natureza e é ideal que as crianças aprendam a respeitar o planeta.

5. Consertar é aproximar: Temos visto a tecnologia, de forma geral, tomar momentos importantes do ambiente familiar. Ao consertar um brinquedo, várias etapas são feitas em conjunto. Desde verificar o que está errado, evidenciando que você se importa com o momento da criança, passando por mostrar a relevância dos pontos anteriores para criança. Até o dia em que se leva o brinquedo para o conserto, nos dá a oportunidade de conversar com a criança conscientizando sobre aquela ação. Estes momentos em família nos conectam e darão a criança condições de se tornar um adulto responsável e muito consciente de suas ações.

hb brincar e vestir no vipzinho

E por que a HB conserta, se ela vende?

Segundo Pastena, assim como as brincadeiras mudam e se adaptam à realidade das crianças, os brinquedos também passam por esta transformação. Alguma criança da grande metrópole pode sair hoje na rua para brincar de mãe da rua? Ou descer uma ladeira com seu carrinho de rolimã? Então… a evolução também acontece com os brinquedos. Por isso também existe a opção de comprar produtos novos que se adaptam melhor a realidade de apartamentos e a vida mais agitada das famílias.

Seja para consertar ou para escolher um novo brinquedo, o importante é que isso faça sentido para conectar a família e para o desenvolvimento das crianças.

Brinquedos para salvar? Clique aqui e entre em contato com a HB Brincar e Vestir por WhatsApp.

FONTE:
Portal Moms do ABC