Fomos conhecer o Museu do Ipiranga, em São Paulo! Será que é um passeio divertido para as crianças?

 Fomos conhecer o Museu do Ipiranga, em São Paulo! Será que é um passeio divertido para as crianças?

Fomos visitar o famoso Museu do Ipiranga (Rua dos Patriotas, 100, em São Paulo), que reabriu suas portas recentemente após uma grande reforma. A entrada era gratuita, já que todo primeiro domingo do mês e às quartas a visitação é liberada sem custo. Chegamos cedo, por volta das 10h30 da manhã, e já havia uma fila considerável na entrada. Mas não se preocupe, a fila anda rápido e em menos de uma hora já estávamos dentro do museu para explorar!

Museu do Ipiranga - São Paulo

Ao entrar no Museu do Ipiranga, nos deparamos com um ambiente totalmente reformulado e tecnológico. A entrada agora se dá por baixo do prédio, onde há uma exposição temporária, um guarda-volumes e um espaço com projeções na parede que te dão um gostinho do que te espera lá dentro. É realmente muito interessante e moderno!

Museu do Ipiranga - São Paulo

O Museu do Ipiranga nos levou a uma viagem no tempo pela história do país, desde o período pré-colonial até os dias de hoje. Há muitos objetos, documentos e obras de arte que mostram os principais fatos e personagens da nossa história. Mas o mais legal é que a curadoria vai além da simples apresentação dos fatos históricos. O museu também propõe reflexões críticas sobre diversos temas, como o papel dos indígenas na formação do país, a visão distorcida que se tinha dos bandeirantes no passado e a importância da mulher na sociedade. É olhar para a nossa história de um jeito diferente e construir uma visão mais justa do nosso passado.

Museu do Ipiranga - São Paulo

Mesmo com uma temática mais séria, o Museu do Ipiranga não deixa de ser um programa divertido para toda a família. As crianças, em especial, vão se encantar com os quadros interativos, que possuem relevos que podem ser tocados e áudio-guias que narram histórias sobre as obras. Além disso, a maquete gigante do centro antigo de São Paulo, com suas projeções explicativas, é um verdadeiro show à parte e garante a diversão da criançada.

Museu do Ipiranga - São Paulo

E para finalizar nossa visita com chave de ouro, não poderíamos deixar de subir no mirante do museu. De lá, tivemos uma vista panorâmica da cidade de São Paulo e do Parque da Independência que é de tirar o fôlego. É o lugar perfeito para registrar fotos incríveis e apreciar a beleza da região.

Museu do Ipiranga - São Paulo

Depois de conhecer o Museu do Ipiranga, é possível também dar um passeio no Parque da Independência, que fica bem do lado do museu. Lá tem áreas verdes para brincar, parquinho para as crianças, ciclovias para andar de bicicleta e até um lugar para alugar bicicleta e patins. É um ótimo espaço para fazer um piquenique em família, praticar esportes ou simplesmente relaxar na natureza.

Recomendações para aproveitar ao máximo sua visita

O Museu do Ipiranga, pode ficar cheio, principalmente no primeiro domingo do mês, quando a entrada é gratuita. Para garantir um dia tranquilo, chegue cedo e aproveite para curtir o local com mais sossego. Você e sua família também devem andar bastante, então vistam-se com roupas leves e confortáveis, e calcem tênis ou sapatos adequados para passeios. E claro, não deixem de subir no mirante no final do seu tour! Um momento perfeito para tirar fotos incríveis e guardar lembranças inesquecíveis.

Museu do Ipiranga - São Paulo

Serviço:

⦁ Data: De terça-feira a domingo
⦁ Horário: das 10h às 17h (última entrada às 16h)
⦁ Endereço: Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga – São Paulo/SP


Quer saber mais na palma da sua mão?

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos