Foco nas crianças: Escola do ABC relata os desafios de mudar o ensino ao ar livre para o virtual

Desde o ano passado, as escolas, assim como as próprias crianças, vem tendo que se adaptar a uma nova realidade, com distanciamento, aulas on-line, atividades em casa e as conexões ou desconexões do mundo virtual. Apesar de todos terem as dificuldades apresentadas logo de inicio, quando se fala sobre uma educação pautada no distanciamento das telas para uma totalmente virtual, os desafios são ainda maiores.

A escola Waldorf Pomar (Rua Eugênio Roncon, 80 – Vila Florentino, Ribeirão Pires), localizada na região do ABC Paulista, sempre trabalhou e incentivou a ideia de que um ensino ao ar livre, um pouco mais longe dos eletrônicos, era uma opção saudável de crescimento, incluindo muito contato com a natureza, com os animais e espaço para muita brincadeira.

waldorf pomar no vipzinho

Na pandemia, tudo precisou mudar. A princípio, no ano passado, visto que não se sabia muito sobre como iriam ocorrer as datas e mudanças, a escola preparou atividades em formato de kits e enviou até a casa de cada uma das crianças. A ideia era manter um entretenimento saudável e interessante que pudesse manter as crianças com as mentes ativas e abertas ao aprendizado, garantindo que estivessem prontas para o retorno.

Já para este ano a escola pôde desenhar melhor sua estrutura e preparou todos os tipos de ensino, desde o presencial com segurança, até o virtual, com a possibilidade do ensino híbrido. Com o passar do tempo, durante a transição, foi feita a adaptação do envio das atividades para a plataforma do Google Classroom, a qual unificou a escola, facilitando o processo para alunos e professores.

Anúncio:
Banner da Prefeitura de Santo André

Em casa: Como manter a atenção das crianças nas aulas online? - Portal Vipzinho

Dentre os maiores desafios estão o estresse que recai sobre as crianças de ficar em frente as câmeras e se adaptar ao novo estilo de vida. As quantidades de atividades e conteúdo foram ajustadas de acordo com a idade e ano dos pequenos, porém sempre avaliando dentro do cenário caótico que se vive. A escola garantiu que tanto pais, alunos e professores tivessem o apoio necessário para as mudanças.

Uma das vantagens que a Waldorf Pomar sempre teve, é a de turmas com número menor de alunos, onde se da mais atenção e cuidado individual, garantindo um desenvolvimento maior e um sentimento de união bem mais presente nas turmas, que se refletiu para o ensino on-line.

educação humanizada online na escola aprendiz com vipzinho

Apesar de não poder levar todo o seu arsenal, principalmente a natureza, para dentro das casas das crianças, a escola entende que, pensando nas famílias e suas necessidades do momento, o ideal era seguir com a melhor educação possível para as crianças, mesmo que em frente as telas e estando presente para dar suporte emocional e psicológico em meio as alterações, preservando a saúde dos pequenos como um todo, sendo o crescimento e desenvolvimento deles um dos objetivos principais da instituição.

Para o Jardim de infância a estrutura se manteve através de kits de atividades, e um manual do jardim, que funciona como um guia para os pais entenderem como e quando aplicar as brincadeiras, as histórias que seriam contadas na escola, os tópicos a serem abordados em cada questão e assim mantendo as crianças menores ainda mais longe das telas. Os guias são pensados de acordo com o calendário de datas especiais e comemorativas.

Para manter as famílias conectadas entre si e com a escola, encontros são feitos a cada 15 dias, dando espaço para que todos contribuam para uma educação completa e de qualidade para as crianças.

crianças com aulas online no vipzinho