Férias em São Paulo: Confira tudo que está rolando e se programe para as férias de janeiro

 Férias em São Paulo: Confira tudo que está rolando e se programe para as férias de janeiro

O mês de férias está prestes a começar, e as instituições culturais vinculadas à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo prepararam uma programação especial para encantar crianças e suas famílias. Com uma variedade de atividades, exposições e espetáculos, a proposta é proporcionar experiências enriquecedoras durante o período de descanso escolar.

No Museu Catavento, de 09 de janeiro a 31 de janeiro, às 11h, 14h e 16h, jovens cientistas educadores mostrarão o que é a química no dia-a-dia com demonstrações dos diversos experimentos com fenômenos interessantes e atrativos, que vão desde misturar líquidos até segurar fogo com as próprias mãos sem se queimar. Os líquidos mudam de cor, os sólidos passam por variações e os gases são liberados. Além disso, será possível presenciar diferentes tipos de energia como a luz, o som e o calor e experiências como Luminol, Bomba de Hidrogênio com oxigênio, entre outros.

museu catavento no shopping com vipzinho

A partir do dia 3 de janeiro, das 11h às 17h, o programa “Férias no Museu” ocupa umas das salas do Museu da Imigração com brincadeiras, oficinas, atividades recreativas e educativas que convidam as crianças e famílias para uma viagem pelo brincar de diferentes culturas e países e pelo próprio museu. A garotada terá a oportunidade de aproveitar a amarelinha, piscina de bolinhas, cama elástica, túneis de bambolê, espaço para pintar, recortar e colar, se divertir com as massinhas de modelar, tintas, pincéis e muito mais.

Em homenagem aos 40 anos de estreia de um dos seriados de TV mais queridos do Brasil, e de toda a América Latina, a capital paulista recebe, a partir de 5 de janeiro, no MIS Experience, “Chaves: A Exposição”. Trata-se da maior mostra sobre Chaves já realizada no mundo, com a reconstrução de mais de 20 cenários emblemáticos que fizeram parte da vida de milhões de espectadores.

Exposição do Chaves

Já no interior paulista, o Museu Casa de Portinari promove diversas atividades durante o período de férias da criançada. Além de oficinas, são propostas brincadeiras como pula corda, bola de meia, pião, bugalha, diabolô, bilboquê, bola de gude, quebra-cabeças, amarelinha, peteca, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras e muito mais! A diversão começa no dia 2 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 16h.
Confira abaixo outras opções divertidas para aproveitar as férias escolares!

A programação completa pode ser conferida nos sites de cada instituição do Governo de São Paulo.

CAPITAL

Casa das Rosas
Exposição 60 anos da Mônica
Celebrando seis décadas da icônica personagem Mônica, a Mauricio de Sousa Produções em parceria com a Casa das Rosas, preparou uma imersão completa na história da garota forte e amada por milhões ao redor do mundo. A mostra, composta por 12 salas, traz a trajetória completa da Mônica, desde sua estreia marcante em 1963 até se tornar um ícone cultural.
Formato: Presencial

Data: 20/12 a 20/02

Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Mais informações aqui

Museu da Imigração
Férias no Museu
A garotada terá a oportunidade de aproveitar a amarelinha, piscina de bolinhas, cama elástica, túneis de bambolê, espaço para pintar, recortar e colar, se divertir com as massinhas de modelar, tintas, pincéis e muito mais.
Formato: Presencial

Data: 03/01 a 28/01

Horário: 11h às 17h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Iguape
Um Dia de Cientista
Inspirada no livro “50 experimentos para fazer em casa com o Manual Do Mundo” a equipe da biblioteca mergulha no mundo da ciência produzindo duas experiências: Uma tempestade em um copo d’água e o conceito de eletricidade e estática brincando de cabo de guerra utilizando bexigas. Venha participar e entender como isso funciona!
Formato: Presencial

Data: 04/01

Horário: 14h
Mais informações aqui

MIS Experience
Chaves: A Exposição
Em homenagem aos 40 anos de estreia de um dos seriados de TV mais queridos do Brasil – e de toda a América Latina –, a capital paulista recebe a maior mostra sobre Chaves já realizada no mundo, com a reconstrução de mais de 20 cenários emblemáticos que fizeram parte da vida de milhões de espectadores.
Formato: Presencial

Data: a partir de 05/01

Horário: Terças a sextas, domingos e feriados das 10h às 20h. Sábados das 10h às 21h
Mais informações aqui

Pinacoteca de São Paulo
JogaJunto
Jogos relacionados a obras do acervo que proporcionam a interação em família e em grupo e estimulam um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras de arte.
Formato: Presencial

Data: 05/01, 06/01, 07/01, 10/01, 11/01, 13/01, 14/01, 18/01, 20/01, 21/01, 22/01, 25/01, 27/01, 28/01 e 29/01

Horário: das 10h30 às 15h30
Mais informações aqui

Museu das Culturas Indígenas
Férias na TAVA
Ao longo do mês de janeiro de 2024, serão promovidas uma série de atividades gratuitas, com jogos educativos, brincadeiras indígenas e oficinas, voltadas ao compartilhamento de experiências em famílias plurais. Públicos de todas as idades estão convidados a participar.
Formato: Presencial

Data: 06/01, 07/01, 13/01, 14/01, 20/01, 21/01, 25/01, 26/01, 27/01 e 28/01

Horário: 9h às 18h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Hip Hop com Super-Heróis
Apresentação de BreakDance interativa com personagens de heróis (Homem Aranha, Pantera Negra, DeadPool e Flash).
Formato: Presencial

Data: 06/01

Horário: 14h
Mais informações aqui

Museu da Língua Portuguesa
Estação Férias
Durante todo o período da “Estação Férias”, artistas-educadores compartilharão com o público brinquedos e brincadeiras tradicionais da infância brasileira. Brinquedos e propostas sensíveis que engajam o corpo todo no gesto, seja através do imaginar, do olhar, do manusear, do lançar ou do pular.
Formato: Presencial

Data: 09/01 a 26/01

Horário: 10h às 17h
Mais informações aqui

Museu Catavento
Espetáculo Química em Show 
Jovens cientistas – educadores do Museu Catavento – mostrarão o que é a química no dia-a-dia com demonstrações dos diversos experimentos com fenômenos interessantes e atrativos, que vão desde misturar líquidos até segurar fogo com as próprias mãos sem se queimar.
Formato: Presencial

Data: 09/01 a 31/01

Horário: 11h, 14h e 16h
Mais informações aqui

Museu Catavento
Espetáculos de Mágica
Apresentações com shows de ilusionismo, mágicas ao vivo.
Formato: Presencial

Data: 6/01, 7/01, 13/01, 14/01, 20/01, 21/01, 25/01, 27/01 e 28/01
Horário: 11h e 14h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Sapopemba
Workshop de Férias – Jogos de Rua
Nas atividades de férias, faremos uma série de brincadeiras que remetem às atividades que até hoje são feitas nas ruas. Jogos com bola, amarelinha, pular corda, esconde-esconde e outras serão estimuladas pelo lúdico e pelo lugar do brincar.
Formato: Presencial

Data: 09/01

Horário: 09h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Contação de História: Contos para Brincar

Tanto os contos quanto as brincadeiras populares são transmitidas de geração em geração e viajam para diversos lugares e épocas, ganhando novas versões e adaptações. A equipe da Bibliotech convida o público a participar de uma Contação de História inspirada nos contos de tradição oral e a se divertir com brincadeiras populares.
Formato: Presencial

Data: 10/01

Horário: 16h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Jaçanã
Concurso de Desenho
Os participantes poderão se inspirar em belas imagens encontradas nos livros do acervo para participarem de um concurso de desenho nos vidros da Biblioteca. Em duplas e trios, poderão curtir as férias e explorar a criatividade com muita cooperação!
Formato: Presencial

Data: 11/01

Horário: 11h30
Mais informações aqui

Museu do Futebol
Férias no Museu: Brincadeiras do Futebol
Um momento divertido que reúne várias brincadeiras relacionadas ao futebol.
Formato: Presencial

Data: 11/01

Horário: 14h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Brasilândia
Produção de brinquedos a partir da reutilização de materiais descartáveis com equipe da biblioteca
Nesta oficina, será possível descobrir o que é possível fazer com as tampinhas, garrafas plásticas e rolos de papel higiênico que são descartados e que muitas vezes não têm um fim sustentável para o planeta.

Formato: Presencial

Data: 12/01

Horário: 14h
Mais informações aqui

Casa Mário de Andrade
Experiência Musical para Bebês
Guiados por educadores musicistas, os pequeninos terão a oportunidade de explorar as encantadoras melodias num ambiente que não apenas celebra a música, mas também destaca a conexão afetiva entre pais e filhos. Essa iniciativa reforça o compromisso em ser um espaço acolhedor, acessível e receptivo às famílias com bebês, transformando o museu em um local que pode ser plenamente ocupado e apreciado por todas as idades.
Formato: Presencial

Data: 13/01

Horário: 10h30
Mais informações aqui

Museu do Futebol
Férias no Museu: Campeonato de Embaixadinha
O Campeonato de Embaixadinha é livre para todos e não importa a idade. O momento é para entrar na brincadeira e mostrar toda a habilidade.
Formato: Presencial

Data: 14/01

Horário: 14h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Diadema
Ciranda, Cirandinha, Vamos Todos Cirandar
Você realmente entende o que o outro quer dizer? Em uma ciranda um vai desenhar nas costas do outro, trabalhando o sensorial para que os desenhos se repitam sucessivamente na roda. Será que o desenho final vai ser igual ao do início? Venha descobrir!
Formato: Presencial

Data: 16/01

Horário: 14h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Jogos Culturais: Dominó e Pebolim
Venha se divertir com o campeonato de Dominó e Pebolim da Fábrica de Cultura! Buscando resgatar brincadeiras antigas, a Articulação, em parceria com o educador de percussão, Romildo Lacerda, promove esse campeonato com entrega de medalhas aos campeões!

Formato: Presencial

Data: 16/01 e 18/01

Horário: 14h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Parque Belém
Espetáculo Teatral “Suspiros e Jujubas”
“Suspiro e Burbujas” cria uma atmosfera mágica, um encontro espontâneo do público que se aproxima pelo encantamento do palhaço, da palhaça, das bolhas de sabão gigantes e da singela música. Os artistas utilizam as técnicas de acrobacia de dupla, malabares e música ao vivo tendo como base a linguagem da palhaçaria.

Formato: Presencial

Data: 17/01

Horário: 14h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Brasilândia
Pintando novas imagens com elementos naturais
A atividade propõe criar desenhos e formas possibilitando a produção de desenhos artísticos que investiguem novas cores e texturas trazendo como obra prima elementos naturais: açafrão, colorau, café entre outros.
Formato: Presencial

Data: 17/01

Horário: 14h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Bibliocine
A biblioteca abre espaço para uma sessão de cinema exibindo documentários selecionados para aprendizes e frequentadores. A proposta da atividade é levar ao nosso público, conteúdos ricos que ampliem sua formação e construção do conhecimento.
Formato: Presencial

Data: 17/01

Horário: 14h30
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Osasco
De que é feita uma princesa
Serão analisadas as características de princesas presentes na mídia, refletindo sobre seus pontos fortes e controversos. Partindo dos apontamentos, será criada uma nova personagem princesa que representa a realidade a partir da técnica de desenho dirigido.
Formato: Presencial

Data: 17/01

Horário: 14h30
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo
Oficina de Férias de Violão
Iniciação aos modos maior e menor: Introdução às sonoridades dos modos maior e menor, de modo a entender a diferença entre ambos fundamentalmente a partir do som. Desde a composição das escalas e a distância entre as notas, serão abordadas escalas em uma corda só (corda por corda) e agrupadas verticalmente, permitindo a apreciação das sonoridades e a formação de acordes.
Formato: Presencial

Data: 18/01

Horário: 14h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Intervenção Artística: Jogos Teatrais
A equipe da Bibliotech apresentará o verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, George Orwell, “A revolução dos bichos”. A história é uma fábula sobre o poder e narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Nesse encontro o público poderá entrar em contato com essa obra através de um jogo de representação, em que o público assume papéis dos personagens da narrativa.
Formato: Presencial

Data: 19/01

Horário: 15h
Mais informações aqui

MIS
Maratona Infantil
Entre as atrações, destacam-se contações de histórias, oficinas práticas de diversas técnicas e linguagens, peças de teatro, espetáculos musicais e de mágica, sessões de cinema e muitos outros. Em janeiro, a Maratona Infantil realiza uma programação especial de férias de verão para toda a família.
Formato: Presencial

Data: 21/01

Horário: 10h às 17h
Mais informações aqui

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Oficina de circo para criança
Uma vivência de circo a partir das potências e possibilidades do corpo como ferramenta de descoberta artística. Ao longo dos encontros, serão trabalhados os princípios básicos da acrobacia, tais como: figuras, pirâmides, portagem e duo acrobático, utilizando a metodologia do circo social como ferramenta de descoberta coletiva, inclusão e desenvolvimento das relações interpessoais.
Formato: Presencial

Data: 20 e 27/01 | 03, 10, 17 e 24/02 (sábados)

Horário: 10h às 13h
Mais informações aqui

INTERIOR

Museu Casa de Portinari
Férias no Museu Brincandinho
Além de oficinas, são propostas brincadeiras como pula corda, bola de meia, pião, bugalha, diabolô, bilboquê, bola de gude, quebra-cabeças, amarelinha, peteca, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo, queimada, leitura, desenho livre com lápis de cor e tinta, e brincadeiras de roda. Em caso de chuva, as atividades serão suspensas.
Formato: Presencial

Data: 02/01 a 31/01

Horário: 10h às 16h
Mais informações aqui

Museu Felícia Leirner
Férias no Museu: A Arte dos Vitrais
Em janeiro, o Núcleo Educativo oferece atividades especiais para o Programa “Férias no Museu”. Dentro da proposta de artes visuais, a oficina: “A arte dos Vitrais” apresenta uma técnica milenar, ligada, principalmente, à uma estética gótica. O público poderá criar seus próprios vitrais sem utilizar o vidro, com o papel alumínio, papel cartão e tinta.
Data: 03/01, 10/01, 17/01, 24/01 e 31/01

Horário: 11h e 15h
Mais informações aqui

Museu Índia Vanuíre
Brincadeiras Musicais de Corpo e Voz
As crianças participarão de atividades divertidas que promovem o desenvolvimento da percepção musical, incorporando elementos de percussão corporal e explorando as possibilidades da própria voz.
Formato: Presencial

Data: 10/01

Horário: 9h
Mais informações aqui

Museu Índia Vanuíre
Oficina de Criação e Pintura de Máscaras de Papelão
Com o uso de papel e papelão, essa oficina ensinará as técnicas de modelagem, texturização, pintura e finalização de máscaras africanas, elementos de profundo significado cultural.
Formato: Presencial

Data: 17/01

Horário: 9h
Mais informações aqui

Museu Índia Vanuíre
Férias no Museu – Jogos Antigos
Os educadores do Museu conduzirão uma apresentação especial de brinquedos e brincadeiras antigas, resgatando momentos lúdicos preciosos do passado. Entre eles, destacam-se brincadeiras tradicionais como amarelinha, passa anel, lenço que corre, pula corda, e muitas outras.
Formato: Presencial

Data: 26/01

Horário: 9h
Mais informações aqui

LITORAL

Museu do Café
Espaço Café com Leite
O espaço infantil de férias conta com atividades para crianças de todas as idades, com jogos educativos, brinquedos, espaço para leitura, oficina de minibarista, entre outros, além do “Cafezalzinho”, uma área lúdica e interativa dedicada à temática da cafeicultura, proporcionando diversão e aprendizado em uma minifazenda.
Formato: Presencial

Data: 03/01 a 28/01

Horário: das 11h às 17h
Mais informações aqui

Fábrica de Cultura Santos
Contação de História: O Monólogo de Helena
“Sonhos de Uma Noite de Verão” é uma peça de Shakespeare, divertida e nada trágica. Os acontecimentos desenvolvem-se em um bosque, entre encontros e desencontros de quatro jovens enamorados durante uma noite de verão. A equipe da Bibliotech fará a Contação de História do monólogo da personagem Helena, que acontece no Ato I, Cena I. Essa obra está disponível no acervo da plataforma Árvore Livros.

Formato: Presencial

Data: 11/01

Horário: 14h30
Mais informações aqui


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças em São Paulo. Clique aqui e participe!