Exposição de ‘Robôs Amigáveis’ acontece gratuitamente na Avenida Paulista; saiba tudo

 Exposição de ‘Robôs Amigáveis’ acontece gratuitamente na Avenida Paulista; saiba tudo

Até 31 de março de 2024, a Japan House São Paulo traz uma experiência única com a exposição inédita “Convivendo com Robôs”. O evento, gratuito, propõe uma reflexão sobre a relação entre humanos e máquinas por meio de 11 iniciativas japonesas que ilustram a amistosidade peculiar dos robôs nipônicos.

No contexto da ficção científica, os robôs frequentemente são retratados como amigos e parceiros de trabalho, integrados à vida cotidiana e capazes de reproduzir emoções. A exposição “Convivendo com Robôs” mergulha nesse universo, destacando os chamados “friendly robots” – robôs amigáveis, projetados para interagir com os humanos de maneira simpática, segura e colaborativa.

Exposição de Robôs na Avenida Paulista

Com a missão de desmistificar e familiarizar para uma possível coexistência futura, a mostra apresenta 11 robôs divididos em quatro categorias: colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e assistentes. Esses robôs não são apenas conceitos de ficção; são exemplos reais já em uso, desenvolvidos com o objetivo de aumentar a eficiência e melhorar a qualidade de vida.

Anúncio:

Projetados com inteligência artificial e sensores sofisticados, esses robôs são capazes de compreender e responder intuitivamente às necessidades e expressões humanas. Eles têm sido empregados em diversos setores, como estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais e até mesmo no cotidiano doméstico, atuando como assistentes pessoais e até membros da família.

Exposição de Robôs na Avenida Paulista

A exposição também oferece uma fascinante linha do tempo que explora a história dos robôs no Japão e no mundo, considerando tanto a realidade quanto a ficção científica. Destaque especial para o autômato servidor de chá Chahakobi Ningyô, ancestral dos robôs, fruto do progresso técnico da relojoaria no período Edo.

A Japan House São Paulo complementará a exposição com uma programação paralela, incluindo painéis de discussão sobre robôs no setor hospitalar, demonstrações e seminários para promover um intercâmbio significativo durante o período da exposição. Além disso, a exposição “Convivendo com Robôs” é parte do programa JHSP Acessível, oferecendo recursos táteis, audiodescrição e Libras.


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças em São Paulo. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos