O quê?
  • Ensino
  • Espaços de Lazer
  • Festas
  • Parques
  • Restaurantes
  • Serviços
Onde?
Planetário e Cinedome Digital no Portal Vipzinho

Planetário possui sessões interativas e adaptadas com audiodescrição

O Planetário e Cinedome Digital de Santo André vai passar a oferecer duas opções de sessões inclusivas todo último domingo do mês. O recurso, que consiste na tradução de imagens com palavras, alternada com o som original e os diálogos, tem como objetivo proporcionar uma experiência mais completa e, consequentemente, mais emocionante, aos deficientes visuais.

A novidade já está disponível nos últimos Domingos do mês, às 11h, com o filme “Aniversário do Pingo”, voltado para o público infantil, e “A Conquista de um Sonho”, às 15h, para o público infanto-juvenil e adulto. A audiodescrição é opcional.

“Quem opta por assistir com audiodescrição recebe fones de ouvido na entrada, para que ouça o filme com a descrição das imagens projetadas na cúpula, em alguns momentos-chave, e com o som original e os diálogos também”, explicou o coordenador técnico do Planetário, Luiz Cláudio Pereira.

Para Gabriel Ferreira, deficiente visual de 11 anos, que gosta muito de astronomia, a experiência de acompanhar uma sessão com audiodescrição foi emocionante:

“Foi um dia muito incrível pra mim, pois eu pude “ver” os planetas, o sol, as estrelas e fiquei encantado. Como a astronomia é muito visual, com a audiodescrição pude ter muito mais informações e detalhes. Ganhei muito conhecimento nesse dia”, comemorou.

Além das sessões com audiodescrição, no último sábado de cada mês, às 13h30, também acontecerá uma sessão extra chamada “Efemérides”, que abordará a configuração do céu e os fenômenos astronômicos que acontecerão no mês seguinte.

Para o público espontâneo, o Planetário oferece quatro sessões aos finais de semana. São duas com enfoque voltado para o público infantil, às 11h. No sábado, às 11h, a sessão é como o filme “O aniversário do Pingo”, e no domingo, no mesmo horário, é exibido o filme “Uma pequena jornada pelo Sistema Solar. Já as sessões das 15h, mais voltadas para o público adulto, são “Limite”, no sábado, e ‘Extrassolares no domingo”. A programação é diferente apenas nos “Domingos Inclusivos”.

A adaptação foi feita pela empresa Ver com Palavras Audiodescrição, e a equipe do Planetário e Cinedome de Santo André ficou responsável por sincronizar estas inserções de descrições com as partes em que o som é original. O processo de adaptação de um filme para audiodescrição demora, em média, 8 meses.


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com todos os eventos infantis no ABC paulista. Clique aqui e participe!

Data

30 abr 2019 - 18 maio 2019

Custo

A partir de R$15,00

Cidades

Santo André

Localização

Sabina Escola Parque do Conhecimento
Rua Juquiá - Jardim Cristiane, Santo André - SP, Brasil
Categoria

Tempo

Nublado
19 °C
Vento: 7 KPH
Umidade: 1 %
Visibilidade: 14 KM

Deixe um Comentário