Brincadeiras musicais gratuitas agitam as férias de janeiro no Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, prepara uma programação gratuita repleta de jogos e instalações lúdicas para crianças de todas as idades e suas famílias ao longo de janeiro, mês de férias da garotada. De 9 ao dia 26, sempre de terça a sábado, das 10h às 17h, promoverá o Estação Férias – Brincadeiras Musicais, cujas atividades se relacionam com o universo da exposição temporária, a Essa nossa canção, sobre a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira, que segue em cartaz.

No Estação Férias – Brincadeiras Musicais, o coletivo Aqui que a gente brinca!, formado por artistas educadoras, viabiliza experiências sensíveis e criativas do livre brincar. Um dos destaques é o Labirinto da Composição, no qual será possível mergulhar em um emaranhando de palavras de diversas canções para recompô-las livremente. Haverá ainda um microfone à disposição para os presentes soltarem a voz e jogos da cultura popular brasileira.

brincadeiras musicais no museu da língua portuguesa
Foto Ciete Silverio

Já nos sábados 13 e 20 de janeiro e no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro (quinta-feira), o Estação Férias – Brincadeiras Musicais também ocupará a calçada do Saguão B do Museu com um festival com apresentações artísticas e, claro, mais brincadeira.

Todas as atividades do Brincadeiras Musicais dialogam com o tema da exposição temporária Essa nossa canção. A mostra aborda a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira por meio de músicas de diversos gêneros – da bossa nova ao rock, do funk ao forró, do samba ao piseiro – em experiências audiovisuais e imersivas.  Faixas de Noel Rosa, Cartola e Chico Buarque se misturam a canções famosas na voz do grupo Racionais MC’s e de MC Marcelly, uma diversidade que agrada pessoas das diversas faixas etárias, promovendo trocas interessantes entre idosos, adultos e crianças.

Uma das experiências que mais chamam a atenção da criançada é a linha do tempo Do Cilindro à Nuvem, que reúne aparelhos e objetos utilizados para a gravação e reprodução de canções desde o fim do século 19. É comum observar quem tem mais de 30 anos explicando como funcionava o walkman para quem tem 20 anos ou menos e só ouve música pelo celular, por exemplo.

Para curtir outras experiências do Museu da Língua Portuguesa, clique aqui e adquira seu ingresso!

brincadeiras musicais no museu da língua portuguesa
Foto: Ciete Silverio

Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças em São Paulo. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos
  • Data: 09-01-2024 - 26-01-2024
  • Horário: 10:00 - 17:00 (America/Sao_Paulo)
  • Cidade: São Paulo

Eventos Relacionados

Festival Allegria
Amb. Fechado Circo
São Paulo

Festival Allegria: Atrações circenses, teatros e musicais gratuitos acontecem em julho

O Festival Allegria oferece uma programação repleta de

escavação de fóssil
Amb. Fechado Ar Livre
São Paulo

Gratuito na Avenida Paulista! Escavação de fóssil para as crianças acontece na Casa das Rosas

A atividade envolve uma escavação de fóssil, onde

Garagem 55 - Parque indoor e restaurante de São Paulo
Amb. Fechado Festivais
Ursinho Pooh - Musical
Amb. Fechado Personagens
São Paulo

Ursinho Pooh: Musical da Disney estreia em São Paulo em uma nova história emocionante

Uma aventura encantadora com "Ursinho Pooh, da Disney"

MorangoPlay - Buffet infantil da Vila Mariana, em São Paulo
Amb. Fechado Todos
mulek de rua no shopping metrópole nas férias de julho
Ar Livre Festivais