Pietro Luigi é a primeira escola bilíngue do ABC a ganhar o selo “amigo da criança”

 Pietro Luigi é a primeira escola bilíngue do ABC a ganhar o selo “amigo da criança”

Pietro Luigi International School

Nos últimos anos cresceu muito a procura dos pais por escolas bilíngues e, da mesma forma, aumentou exponencialmente a quantidade delas. Mas como escolher uma escola bilíngue? Quais são os pontos que devemos levar em consideração?

E é exatamente sobre isso que queremos falar. A Pietro Luigi International School foi a primeira escola bilíngue do ABC Paulista a receber o selo “amigo da criança”. Esse selo é validado por profissionais da área da educação, onde são avaliados aspectos como segurança, alimentação, educação e compromisso dos educadores com os pais, além da formação pedagógica.

Dirigido pela Cássia Beijos, pedagoga com anos de vivência fora do país, a escola possui certificado que comprova a qualidade e a didática do ensino bilíngue. Com uma proposta diferenciada, a instituição segue o conceito socioconstrutivista, que propõe ao aluno construir seu próprio conhecimento. A escola é bilíngue com imersão em língua inglesa, isto é, o conteúdo pedagógico é todo ministrado em inglês.

Com atividades lúdicas e jogos, as crianças exercitam suas capacidades motoras e cognitivas para iniciar o processo de alfabetização. Desse modo, a instituição de ensino acredita que é por meio da linguagem que o potencial criativo é construído, consolidado e ampliado. A segunda língua é introduzida aos pequenos de forma lúdica e em diversos momentos da rotina pedagógica. O objetivo é que o aprendizado seja adquirido de maneira natural e divertida. Todo o material utilizado é da Cambridge.

A escola conta com ambientes preparados e específicos para receber crianças dos quatro meses aos cinco anos de idade e está sempre atenta à higiene e à segurança dos pequenos. A escola é totalmente monitorada por câmeras, para uso exclusivo dos funcionários. Algumas delas são ocultas e são auditadas das durante todo o expediente da escola.

A instituição de ensino preocupa-se com tudo referente aos materiais, brinquedos e mobílias utilizados pelos alunos. Todos são adequados para a faixa etária que a escola atende. Com a escala de 3 alunos por professor, os profissionais são treinados e experientes. A Pietro Luigi Internacional School disponibiliza aos pequenos sala multifuncional, cantinho da leitura, refeitório para crianças dos dois aos cinco anos, salas de aulas equipadas de acordo com cada faixa etária, solário e amplo playground.

O papel da escola na formação de bons hábitos alimentares é uma grande preocupação da equipe da Pietro Luigi International School. A instituição de ensino assume o compromisso de oferecer refeições balanceadas, nutritivas e saborosas, na certeza de que cultivando bons hábitos a chance de incorporá-los ao dia-a-dia da criança é bem maior. Antes dos 2 anos não é oferecido nada de açúcar. Crianças que possuem uma alimentação benéfica serão jovens e adultos mais conscientes e preocupados em fazer refeições e lanches saudáveis. Assim, para conhecimento e apreciação de todos, segue o padrão alimentar para a alimentação. Nos aniversários a escola não permite que tragam bolo de fora e as próprias crianças se divertem na festa fazendo o próprio bolo – isso para todas as idades, inclusive no berçário. Para os pequeninos do berçário, a atividade culinária é focada na exploração sensorial.

Em outubro de 2018 a escola completou 3 anos de vida e comemorou anunciando o seu novo endereço na Rua das Cerejeiras, nº 233. A grande novidade é o tamanho do espaço – 1.000m², que conta com 2 parques, 1 aberto e outro fechado. Os menores, com menos de 2 anos, têm um parque próprio com brinquedos apropriados para a faixa etária e altura, além de uma biblioteca física, para as crianças se habituarem também com os livros e saírem um pouco do mundo digital. O novo espaço também contará com uma área para a aula de culinária.

Clique aqui, veja fotos e saiba tudo sobre a Pietro Luigi Internacional School.


Samara Sousa é Pedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricistra e Coach Educacional. Pedagoga pela Universidade Metodista de São Paulo e Psicopedagoga e Psicomotricista pela Fundação ABC. Atua em consultório realizando atendimento psicopedagógico clínico de crianças, adolescentes e idosos; realiza supervisão pedagógica em escolas de Educação Infantil, também atua como Coach Educacional, palestrante e instrutora de capacitação de professores.