O quê?
  • Ensino
  • Espaços de Lazer
  • Festas
  • Parques
  • Restaurantes
  • Serviços
Onde?

Brincaderia Verificado

Um ambiente coletivo e acolhedor, a extensão da sua casa

Seja o primeiro a opinar

A Brincaderia é um lugar de convivência para crianças desde o nascimento até os 5 anos, sempre acompanhadas de um adulto de sua confiança durante o tempo em que permanecerem na casa.

A ideia é que passem um tempo juntos e que, nessa troca de experiências com outras crianças e entre diferentes famílias, o espaço seja um lugar de referência que possibilite a construção de uma rede de apoio à primeira infância.

Para o livre brincar não é necessário reservar com antecedência, é só chegar. Para as oficinas e demais encontros, consulte informações aqui.

Para a equipe, é imprescindível o respeito ao ritmo e ao tempo de cada bebê e cada criança, o respeito à diversidade e às diferentes maneiras possíveis de exercer a parentalidade.

1 hora grátis!
brincaderia

Brincaderia

Ganhe 1 hora de brincar a partir da 1ª hora (na 1ª visita) ou 10% de desconto. Não cumulativo!
WhatsApp

A casa foi construída com duas bases teóricas principais, que procura conversar, na medida em que entendemos que o desenvolvimento do bebê vai sendo construído e perpassado pelas relações, pelo vínculo com familiares e adultos de referência e por aquilo que lhes é transmitido nessa interação com o outro e com o que vai podendo apreender do mundo externo.

São elas:

La Maison Verte

A ideia principal da ‘Maison Verte’ (A Casa Verde) é ser um espaço em que crianças, famílias e equipe passem um tempo juntos, e que então, a partir do encontro com diferentes modos de fazer, pequenas novas construções e invenções possam se dar em cada uma das relações das pessoas ali presentes.

Reggio Emilia

A fim de sanar a necessidade das famílias em criar um lugar de qualidade para seus filhos no pós guerra, Loris Malaguzzi inaugurou uma pedagogia que ficou nomeada por Reggio Emilia, o nome da cidade localizada no Norte da Itália. Esta abordagem compreende a criança como um sujeito em potencial para descobrir o mundo por si só. Através das relações estabelecidas com seus pares, constrói, desde o começo da vida, conhecimento, cultura e sua própria identidade. Através de sua curiosidade natural experimenta e cria teorias sobre o mundo, sendo, assim, o protagonista de seu aprendizado. Os adultos, por sua vez, tem o papel de propiciar espaços para a criação e exploração destas crianças.

Para a Brincaderia, a teoria de Reggio Emilia entra muito mais como uma possibilidade de emersão do sujeito do que como uma forma de pedagogia em si.


Através de experiências profissionais e pessoais, a equipe sabe que após o nascimento do bebê, os pais se encontram com uma nova função, cheia de surpresas e desafios que despertam diferentes sentimentos. Frequentemente, esse momento é vivido com pouca ou nenhuma interação de avós, tios e até mesmo da comunidade, o que torna ainda mais difícil vivenciar esta fase de forma leve e prazerosa até que tudo se acalme.

Assim nasce a Brincaderia. Pois através do livre brincar, das oficinas criativas e de conversas com a equipe de profissionais, o vínculo entre os pequenos e seus cuidadores poderá ser cuidado de maneira acolhedora, num ambiente que possibilita muitas trocas e convívio com outras famílias.

O olhar atento aos pequenos em relação ao seu desenvolvimento em situações cotidianas, com pequenos e ajustes e intervenções podem dar conta de promover efeitos importantes no que diz respeito à qualidade de suas relações e à forma de se relacionarem.

A casa pretende proporcionar às famílias uma extensão de seus lares, pois oferece um novo lugar em que possam se sentir parte e onde terão também a possibilidade de criar novos laços, inaugurados em um ambiente coletivo e acolhedor!

Juntos, todos podem vivenciar essas novas descobertas!

Dê sua Opinião

Sua Classificação
angry
crying
sleeping
smily
cool
Arquivo

Recomendamos que sua avaliação tenha até 140 caracteres. =)