Espaço de vida e experiências: Escola aponta importância das crianças na criação de ambientes educacionais
Quando visitamos uma escola acabamos avaliando cada cantinho com detalhes, afinal sabemos que é ali onde os pequenos vão passar boa parte de seu tempo e queremos que eles tenham o melhor. Porém, já imaginou se cada ambiente fosse criado a partir da visão das próprias crianças? Muito legal, não é mesmo? Pois é assim que Great Kids (R. Gen. Canavarro, 631 – Campestre) trabalha para desenvolver sua proposta.
A escola de educação infantil de Santo André, que atua através do ensino bilíngue e multicultural, tem se tornado referência na implementação de novos ambientes educacionais. Segundo as mantenedoras, Kate e Laidy Gallo, a escola deve ser um lugar de se habitar, logo é importante se reconhecer em cada espaço. A escola e tudo o que a compõem, desde a arquitetura aos recursos de aprendizagem, devem ser significativos para as crianças!
Para isso, elas precisam fazer parte de cada processo de construção, pois assim tudo passa a fazer sentido, em harmonia com a cultura da Great Kids. Elas convidam os pequenos a olharem atentamente aos espaços aos quais eles pertencem, e a explorarem e aprenderem, despertando elementos do cotidiano, e transformando objetos em instrumentos musicais ou brinquedos sensoriais.
Na escola são as crianças que expressam a necessidade de criar novos espaços, são eles que desenham como deve ser, para depois habitá-los com encantamento e apropriação. Isso, e um padrão de evolução constante, garante um ensino com mais vida e dá sentido às experiências dos pequenos ao longo da sua jornada.
Dentre os pontos de constante mudança e aprimoramento estão a equipe de professores, que passam por treinamentos, formações e reciclagens ao longo de cada ano, os deixando sempre preparados para receber e acolher as crianças. As próprias mantenedoras se incluem no grupo a se desenvolver, buscando sempre novidades e referências para seguir se reeducando e proporcionando o melhor para os alunos.