Escola de Santo André surpreende com estrutura quase toda ao ar livre e proposta diferenciada

 Escola de Santo André surpreende com estrutura quase toda ao ar livre e proposta diferenciada

Durante esse período de pandemia, foi possível perceber a importância de um ambiente bem arejado e ao ar livre, que tenha bastante ar puro. Se para nós, em locais diversos, já faz diferença, imagine nas escolas onde ficaram nossos pequenos. Segundo especialistas a ventilação natural é crucial para se evitar o alto risco de contágio, já que auxilia na troca do ar.

Quem já vinha com essa proposta é o Colégio Brasil e Mamãe Margarida (Praça Almeida Júnior, 43 – Vila Assunção, Santo André), que atua com ensino infantil e fundamental. Dentro de sua linha pedagógica, a escola atua utilizando os espaços de área comum para interações e exploração por parte dos pequenos. Na visão do colégio, é importante que haja diferentes tipos de contato, despertando novas experiências e permitindo que a vivência auxilie a guiar o aprendizado.

Colégio Brasil e Mamãe margarida no vipzinho

Pensando nesse aspecto, desenvolveram espaços onde as crianças crescem tendo contato com outros tipos de ambientes, criando situações e atividades que vão estimular os pequenos de formas variadas e assim despertando suas diferentes habilidades. Esse método também torna tudo mais interessante para as crianças, pois investe em seus próprios gostos, despertando o maior prazer em aprender e no estudar.

Em todas as suas áreas, como salas de aulas, de estudo e quadra poliesportiva, a ventilação natural é um ponto importante, porém a utilização das áreas externas é parte fundamental da própria proposta de ensino. No espaço se encontram um playground fixado na areia, trazendo contato com diferentes tipos de solo, que conta com balanço, casinha, escorregador e gangorra.

Anúncio:
Banner da Prefeitura de Santo André

Colégio Brasil e Mamãe margarida no vipzinho

Há um outro parquinho colocado na grama, trazendo outras sensações e que contém casinha, escorregador, rampa de escalada e tubo de passagem. Fora os espaços para brincar, nos ambientes ao ar livre foram dispostos vários bancos que permite a socialização entre os pequenos durante os intervalos.

A Teoria das Inteligências múltiplas, utilizada pela escola na construção de sua grade curricular de ensino, implica que as pessoas nascem com diferentes tipos de inteligência e que para desenvolvê-las necessitam de estímulos mais específicos. E é baseada nela que as interações são criadas e planejadas, intensificadas através do ambiente.

Colégio Brasil e Mamãe margarida no vipzinho