Educação humanizada: Escola se destaca por projeto on-line, sem perder a qualidade

 Educação humanizada: Escola se destaca por projeto on-line, sem perder a qualidade

Lidar com sentimentos de maneira diferente e criativa, além de manter ao máximo a interação, mesmo que virtual, com amigos e familiares são ferramentas muito importantes para o período de pandemia. Fatores como este fazem parte do desenvolvimento infantil quando se fala na educação humanizada, que valoriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada aluno.

A Escola Aprendiz (Rua Carlos Magno, 58 – Vila Gilda), de Santo André, tem se destacado por levar seu método humanizado diretamente para as aulas on-line. A proposta teve seu funcionamento aprimorado no último ano, rendendo bons frutos, não somente pelos educadores dedicados, mas também pelo próprio despertar e interesse das crianças nas questões abordadas, assim como nas atividades propostas.

aluna escola aprendiz

De acordo com as idades, as atividades são criadas a partir de necessidades reais trazidas e mostradas pelas crianças. Um exemplo recente, a Laurinha, como é chamada pelos colegas, que está na fase 4 do colégio, estava com saudades da mascote da turma, que havia sido escolhida pelos próprios alunos para os acompanhar neste ano. Movida por este sentimento e incentivada por sua família e pela escola, veio a criar sua própria versão da “Zoiuda”, apelido da mascote, a “Zoiuda filha”.

Como parte de seus princípios a educação humanizada, se afasta do foco unicamente acadêmico, que costuma dar ênfase apenas em currículo, tratando melhor a questão do acolhimento do aluno por parte da escola como um todo, fazendo que os pequenos se sintam parte do processo de aprendizagem, dando sentimento de pertencimento.

Anúncio:
Banner da Prefeitura de Santo André

educação humanizada online na escola aprendiz com vipzinho

Ao replicar as atividades para o método on-line, a escola precisou mudar diversas questões na comunicação e maneira de interagir com as crianças, mas a base formada de respeito, compreensão e carinho se mantém constante. Essa proposta oferece maior liberdade de exploração do conhecimento e análise das experiências vividas, agora inclusive, com diferentes pontos de vista por conta da pandemia.

Em outros exemplos interessantes de interação, as crianças foram desafiadas a criar com massinha a sua própria visão do planeta terra. A partir do tema, foram discutidas diversas questões sobre o mundo todo. A proposta partiu da aula de ciências, que aproveitou também para explorar os sentidos, além de dar vasão a expressão dos pequenos.

A diversão também é parte fundamental do aprendizado, pois cria o relaxamento necessário para absorção natural das informações, mantendo o foco e interesse. Nesse aspecto as aulas também auxiliam no controle emocional em meio a crise de saúde que se instaurou em todo o país.

educação humanizada online na escola aprendiz com vipzinho