Educação Financeira para crianças: Escola de São Bernardo introduz temática em grade curricular

 Educação Financeira para crianças: Escola de São Bernardo introduz temática em grade curricular

O dinheiro é, sem dúvida, um fator crucial na vida adulta, sendo ele uma das principais preocupações e até mesmo motivações para carreiras no mundo todo. Segundo educadores conhecer bem o valor do dinheiro, e como funcionam algumas estruturas financeiras, é essencial desde a infância e a educação financeira como um todo, traz informações que podem ser facilmente acrescentadas na grade curricular.

No Instituto de Ensino Barão de Mauá (Avenida Senador Fláquer, 555 – Vila Euclides), em São Bernardo do Campo, professores aproveitaram o período de crise que se apresenta o país, em vários sentidos, e criaram métodos diferentes de falar sobre o tema financeiro de acordo com as respectivas idades e série das crianças. O tema entrou na grade curricular a partir do 1º ano do ensino fundamental.

educação financeira para crianças no vipzinho

Iniciando de forma lúdica para os menores, o dinheiro foi mostrado através de suas cores, números e estampas, criando desde cedo o reconhecimento das diferenças entre as notas. Para os maiores já se inicia o trabalho de entender as equações matemáticas que se relacionam ao dinheiro e suas utilidades no mundo como um todo.

Funcionamento de entidades básicas como um banco, por exemplo, também são temas importantes que são inclusos aos poucos durante as transições. Entender e simular o contato com diferentes moedas, as noções de compra e venda, troca e valor, são atividades muito importantes para a vida como um todo, pois são conceitos que mudam com o passar dos anos.

Anúncio:

educação financeira para crianças no vipzinho

Segundo a escola, o ensino da educação financeira também auxilia as aulas de matemática, visto que as contas estão interligadas ao dinheiro e são ótimos exercícios de treino e aprendizado. Mas também trazem impacto em aulas de história, já que as moedas fazem parte dos acontecimentos mais importantes ao longo do desenvolvimento das civilizações. Até mesmo em questões geográficas, representando os países que as utilizam.

É possível criar jogos e brincadeiras que necessitam a utilização de cédulas e moedas, que trazem interatividade e diversão, quebrando a monotonia das aulas virtuais e ampliando a aprendizagem sobre o mundo das finanças. Essa temática também auxilia os pais a transmitir aos pequenos o valor do dinheiro, do trabalho e dos itens materiais.

educação financeira para crianças no vipzinho

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos