Uma das grandes dúvidas que surgem nas mamães de segunda viagem é: “Posso ter um parto normal depois de ter passado pela cesárea?”. O VBAC (parto vaginal após cesárea) é a opção mais segura para a mulher – e para o bebê – após a cirurgia. Para esclareces nossas dúvidas, entramos em contato com as obstetras dA Casita: Desirée Encinas e Andréa Rebello, confira.
Desirée Encinas
“Parto normal após cesárea é seguro! O medo que se tinha antigamente era de que acontecessem, com as contrações, uma ruptura interina mas já é comprovado que esse risco é muito baixo, não justificando a indicação de uma outra cesárea. A mulher pode entrar em trabalho de parto normalmente – ter suas contrações e seguir seu plano de parto sempre acompanhado pela sua equipe de confiança.”
Andréa Rebello
“Qualquer operação que é necessária abrir a barriga possui um risco que aumenta a cada segundo, então, uma pessoa que já teve uma cesárea, quando faz a segunda, possui riscos maiores; é possível ter alguma complicação relacionada a cirurgia. Hoje, o parto normal continua sendo prioridade, a preferência tanto de quem já teve um normal ou uma cesárea.
Muitas pessoas dizem que a paciente que já fez uma cesária anteriormente não pode induzir o parto. Poder, pode mas é preciso avaliar como será essa indução – por exemplo, se a mulher não entrou em trabalho de parto, se o bebê precisa nascer antes do tempo – ainda assim, o parto normal é viável nesses casos.”
A Casita possui o programa de Pré Natal com equipe referência em gestação, parto e pós-parto, trazendo toda assistência humanizada necessária para a família.
A equipe da Casita assiste aos partos na sala Delivery do Hospital Brasil, que é uma estrutura que conta com equipamentos para o aconchego à gestante na hora de dar à luz, como banheira, bola, banqueta, cavalinho e espaldar para exercícios que ajudam no relaxamento da estrutura pélvica.
A iluminação da sala é especial, com cores e frequência tranquilizante. Musicoterapia e massagem também integram o conceito de parto humanizado na sala exclusiva. Um aparelho de cardiotocografia avalia o bem-estar fetal e monitora a sua frequência cardíaca. A sala também conta com equipamento de analgesia podendo ser solicitado a qualquer momento.
Para tirar dúvidas, participar de eventos, saber mais sobre saúde integral da mulher, gestação, parto, pós-parto, cuidados na primeira infância mande uma mensagem para A Casita no whatsapp clicando AQUI. Você também pode agendar uma visita monitorada pela Casita no Hospital Brasil.