Dúvidas frequentes: Bebês prematuros podem tomar vacinas?

Você sabia que os bebês que nasceram antes dos nove meses de gestação exigem alguns cuidados especiais em relação à vacinação? As nurses mais queridas do Brasil – Home Nurse Assessoria – explicaram para nós todos os detalhes sobre os cuidados, recomendações e exceções. Confira.


A saúde e as vacinas

Os pequenos que nascem antes dos nove meses de gestação exigem alguns cuidados especiais no que diz respeito à vacinação. Mas quais são eles?

O prematuro tem uma série de condições de saúde diferentes. Além do tamanho, ele tem vias aéreas de calibre menor, imaturidade do sistema imunológico, fica muito tempo internado, colhe-se muito sangue, tem anemia, a mãe não consegue amamentar e outros casos. Juntando tudo isso, ele torna-se muito mais vulnerável a infecções, principalmente respiratórias.

No entanto, ao contrário do que se acredita, o calendário de vacinação é pouco alterado. Com bebês prematuros que não tenham um quadro mais grave, segue-se a maioria das datas na ordem cronológica. E não é meia dose, é a vacina completa mesmo. Isso de esperar até o bebê ter um peso maior é um mito. Exceto em alguns casos.

Quais as exceções?

A grande exceção é a BCG, contra a tuberculose, que só deve ser aplicada quando o bebê estiver pesando no mínimo 2 kg.

Além disso, a Hepatite B também sofre uma leve alteração, sendo aplicada em quatro doses, em vez de três. O bebê prematuro recebe a proteção contra a Hepatite B ao nascer independente do seu tamanho, mas ela deve ser reaplicada assim que ele atingir 2 kg.

O relatório da Sociedade Brasileira de Imunizações indica que esse também é o caso para bebês nascidos de até 33 semanas de gestação, usando o esquema de doses 0-1-2-6 meses.


Home Nurse Assessoria busca oferecer um atendimento exclusivo e personalizado; atendendo as necessidades de cada gestante, mães, bebês e profissionais que de alguma forma trabalham com recém nascidos, com segurança e responsabilidade.

As nurses mais famosas do Brasil estão localizadas em São Caetano do Sul (Av. Sen. Roberto Símonsen – Santo Antônio, 743, Sala 125). Entre em contato através do (11) 2311- 2846 ou através do WhatsAppCLIQUE AQUI para ser redirecionado ao aplicativo.