Dores do crescimento em crianças? Saiba como o Pilates pode amenizar

 Dores do crescimento em crianças? Saiba como o Pilates pode amenizar

Conhecido como dor do crescimento, são dores que se manifestam principalmente na região das pernas de 10 a 20% das crianças em todo o período de crescimento. A princípio é mais comum na faixa dos 5 a 10 anos de idade.

As queixas dos membros são costumeiras em crianças, vem com maior frequência no período noturno e na maioria das vezes são benignas. Apesar de receber esse nome “dor de crescimento”, não há relação com a fase de crescimento em si, mas os médicos usam deste termo para diferenciar de outras condições que causam dores semelhantes nos pequenos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), trata-se de uma condição benigna, de evolução crônica e de curso autolimitado, ou seja, as dores vão passar e sem a necessidade de tratamentos com medicamentos específicos. Apesar disso, após um bate papo com a equipe do The Pilates Center (Rua das Paineiras, 171 – Jardim, Santo André), soubemos que há meios para amenizar as dores das crianças nessa fase. Em alguns casos, as crianças sentem apenas incômodos que massagens locais são capazes de já amenizar, mas em outras situações, as dores do crescimento são tão intensas que causam até mesmo choro.

Dores do crescimento em crianças? Saiba como o Pilates pode amenizar - Portal Vipzinho

Como amenizar as dores do crescimento

Por se basear em movimentos de amplitude máxima, o Pilates proporciona ganho de flexibilidade que deve ser bastante incentivado, o que diminui o encurtamento da musculatura, que é o responsável pelas dores do crescimento,

O fortalecimento muscular adquirido com o Pilates é global, trazendo aos pequenos um desenvolvimento proporcional em todas as estruturas do corpo, o que aliado a uma musculatura com boa mobilidade, flexibilidade, e um bom alinhamento corporal, resulta em boa postura, e um desenvolvimento das curvaturas da coluna com segurança e estabilidade. 

Praticando Pilates, a criança consegue se desenvolver de forma ordenada, com uma musculatura forte e consequentemente tem um crescimento mais saudável.

Dores do crescimento em crianças? Saiba como o Pilates pode amenizar - Portal Vipzinho

O Studio The Pilates Center trabalha sempre de forma a trazer a atenção dos pequenos às aulas, se importam acima de tudo com a saúde e bem estar deles. Enfatizam que é uma ótima opção de atividade física para as crianças, este ajuda a encorajá-la a participar de outras experiências de vida, diminuindo o sedentarismo e por consequência a obesidade infantil.

A equipe do Studio diz que como o corpo da criança está em desenvolvimento, o Pilates tem participação na correção das posturas, fortalece o abdômen e assim pode evitar futuros problemas ortopédicos. O Pilates Infantil é totalmente preventivo. No pouco movimento que a criança realizar já há um benefício significativo.

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos