Doenças mais comuns na infância: Quais são e como preveni-las

 Doenças mais comuns na infância: Quais são e como preveni-las

Pediatra do Hospital América de Mauá explica quais são e como preveni-las

Com o nascimento do bebê, também nascem as dúvidas. Dúvidas sobre o aleitamento, dores, desenvolvimento e, claro, a saúde dos pequenos. Não é novidade para ninguém que o sistema imunológico na infância é frágil e requer atenção especial, mas existem algumas doenças que são mais comuns nesta fase. “As principais doenças da infância são as infecções respiratórias agudas, principalmente de origem viral: resfriados, gripe, pneumonia, sinusite, bronquites, bronquiolite, amigdalite e otites. Como a grande maioria tem origem viral, o tratamento é sintomático, isto é, consiste em aliviar os sintomas através de antitérmicos, lavagem nasal com soro fisiológico, hidratação e uma boa alimentação. Para as infecções mais graves e de origem bacteriana, é necessário fazer uso de antibióticos por via oral e, para os casos mais graves e que necessitem de internação, por via endovenosa”, explica a Dra. Simone Holzer, médica pediatra neonatologista, prestadora de serviços no Hospital América de Mauá.

As doenças respiratórias são mais frequentes nas épocas mais frias do ano. No verão são comuns as doenças intestinais, como diarreias e vômitos, com consequente desidratação, bem como aumentam nessa estação os casos de conjuntivites e otites. “Mantenha a vacinação em dia, ofereça uma alimentação saudável com frutas e verduras e muito líquido. Não levar a criança doente para creche e escola é uma medida que ajuda e evita a contaminação de outras crianças”, finaliza.

Dra. Simone Holzer | Médica pediatra neonatologista do Hospital América | Professora Doutora da Faculdade de Medicina do ABC | Prestadora de Serviços no Hospital América de Mauá.


Sobre o Hospital

Fundado em 1976, com o nome de Socimma – Sociedade Médica de Mauá S/C Ltda. –, por um grupo de médicos conceituados na região, o Hospital América, centro de excelência em saúde em Mauá, São Paulo, foi inaugurado em 1998. A Instituição ocupa uma área de 10 mil m², comportando instalações capazes de proporcionar mais de 1.200 atendimentos diários entre pronto atendimento, ambulatório de especialidades médicas, clínicas e cirúrgicas, terapias, exames laboratoriais e por imagem, com alta qualidade e precisão. O Hospital América é o primeiro na cidade de Mauá a possuir a Certificação ONA nível I e um dos poucos hospitais na região do ABC com independência e investimentos próprios. Seu corpo clínico é formado por 300 médicos prestadores de serviços e 550 funcionários. O Hospital América vem investindo constantemente na qualidade dos seus serviços, ampliação da UTI, número de leitos, infraestrutura tecnológica, disponibilizando especialistas focados na saúde e em novos equipamentos. Seu objetivo é potencializar seus serviços aos pacientes com profissionais capacitados, estrutura física e tecnologia.