Dificuldade com matemática é comum, muitas crianças – e adultos – possuem problemas com números, mas você já ouviu falar sobre um transtorno chamado “Discalculia”? Buscamos a Psicopedagoga e Psicanalista Vanessa Vigatto, de São Bernardo do Campo, para entender mais sobre essa séria inabilidade com números. Confira.
O que é Discalculia?
Discalculia é uma dificuldade/transtorno de aprendizagem, que a criança ou o adolescente apresenta em relação a números. Os pais geralmente percebem essa dificuldade desde quando os filhos são pequenos, mas ao longo da vida acadêmica, os sinais são mais perceptíveis já que a cobrança em relação a matemática é maior.
Mas não pode ser apenas uma dificuldade com matemática?
A Discalculia é mais séria do que apenas uma dificuldade, é uma desordem neurológica, ou seja, não é relacionada com má pedagogia ou insegurança. As crianças apresentam uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar processos e tarefas que envolvam números ou conceitos matemáticos.
Além disso, também há muitos problemas em memorizar números, codificar sua própria idade, relacionar o símbolo numérico (problemas para entender os símbolos de soma, subtração, multiplicação e divisão), as proporções e até mesmo espaço de tempo que há entre uma atividade e outra.
Como é avaliado?
Essas dificuldades chamam atenção desde cedo, mas para constatar a Discalculia é necessário fazer uma avaliação multiprofissional (geralmente na psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria) com as crianças ou adolescentes; é preciso entender que essa dificuldade é concreta e não preguiça ou falta de interesse.
Não existem exames de imagem ou de laboratório para confirmar. Apenas testes, evoluções pedagógicas e o comportamento dos pequenos com os números no cotidiano. Caso tenha alguma dúvida ou quiser marcar uma consulta, chame a psicopedagoga Vanessa Vigatto pelo WhatsApp: (11) 98155-6269. (Clique no número para ser redirecionado ao aplicativo).