Dir/Floortime ou ABA? Entenda as diferenças, qual a ideal para o seu filho e onde encontrar no ABC Paulista

Quem convive com pessoas do espectro autista, conhecido como TEA, já deve ter ouvido falar nas técnicas de Dir/Floortime e ABA, que são metodologias utilizadas para o desenvolvimento de crianças autistas. Mas qual delas será melhor? Quais as diferenças? Onde encontro para o meu filho?
A Multiterapia (Avenida Industrial, 1680 – sala 1403 – Torre I – Bairro Jardim), clínica de Santo André, nos ofereceu uma grande ajuda para entendermos melhor sobre cada metodologia. Segundo os especialistas do espaço, o ponto central de ambas é promover o desenvolvimento, porém a diferença está em relação ao caminho realizado no processo.
Para a técnica ABA, que significa análise do comportamento aplicada, em tradução para o português, o foco se da inicialmente no comportamento, incentivando atitudes consideradas positivas e trabalhando a modificação de comportamentos considerados inadequados.
Já o Dir/Floortime realiza o caminho inverso, focando no estimulo ao desenvolvimento funcional e emocional em cada etapa, para então passar a criar e trabalhar questões comportamentais. Essa técnica é a utilizada pela Multiterapia, que a recomenda tranquilamente aos pais.
A ideia ao utilizar essa metodologia é permitir um crescimento individual e também em grupo, ampliando os resultados. A clínica oferece uma série de ambientes interativos, com atividades e experimentação sensorial, estimulando de maneira lúdica, humanizada e divertida. A recomendação também se dá por certa liberdade e naturalidade no tratamento, que traz resultados incríveis com crianças do espectro autista.
O espaço ainda é multidisciplinar, oferecendo a possibilidade de atendimento com diferentes profissionais em um grande esquema de tratamento unificado, com desenvolvimento e acolhimento integral da criança.
Quer saber mais na palma da sua mão?