Amamentação: 4 motivos para ter uma consultora materna durante essa fase

O mês de agosto ficou conhecido como Agosto Dourado, devido às campanhas voltadas à amamentação. Além do dia 01/08 ser o Dia Mundial da Amamentação, também temos do dia 1º ao 7, a SMAM, Semana Mundial do Aleitamento Materno, onde damos suporte, relembramos práticas positivas e a importância sem igual de amamentar as crianças de maneira e pelo tempo adequado.
Por isso, hoje separamos 4 motivos principais que fazem das consultoras maternas pessoas essenciais para se ter por perto durante essa fase e até mesmo previamente, auxiliando com todo o período gestacional e suas variações. Quem nos auxiliou nesse processo é a Casa da Amamentação (Rua Senador Fláquer, 45, Sala 41 – Centro), espaço de acolhimento e consultoria materna de Santo André.
Informações e procedimentos seguros, que passam mais confiança para os momentos da gestação. As consultoras tem embasamento técnico e formação acadêmica adequada para promover e proteger a saúde de ambos, mãe e bebê. Sua experiência também oferece aos pais informações consistentes sobre os melhores procedimentos e locais mais interessantes para cada caso. “Lembrando que a presença da consultora não deve substituir a dos médicos e sim complementar”, complementa Sandra Teles, enfermeira obstétrica fundadora da Casa da Amamentação.
Através do apoio e orientação de uma consultora, as mães conseguem amamentar com mais facilidade, já que a profisisonal estuda as melhores posições, as atenções básicas ao bebê e ainda questões fisiológicas que podem impactar nesse momento, transmitindo mais tranquilidade, segurança e conforto para esse momento tão importante.
A consultora também representa o papel de rede de apoio. Muitas vezes há a presença de familiares e amigos, o que é fundamental para as mães, mas ter uma profissional capacitada por perto, pode trazer muito mais conforto e segurança, principalmente durante o puerpério, onde há toda uma adaptação a ser realizada.
Também é preciso ressaltar a praticidade de ter por perto a consultora em momentos que acontecem as intercorrências tão comuns da amamentação, como a pega errada ou o ingurgitamento mamário, que podem ser resolvidas com muito cuidado e técnicas adequadas.
Quer saber mais na palma da sua mão?