Culinária para crianças: Descubra a nova febre entre as famílias durante o isolamento

Veja também algumas receitas para crianças!

A escassez de atividades para entreter as crianças tem se apresentado como um dos maiores problemas das famílias nesse período de isolamento. Porém tem surgido uma série de relatos sobre como levar as crianças para a cozinha e fazer com que elas se envolvam no processo de algumas receitas, tonando tudo uma grande brincadeira e, ao mesmo tempo, algo muito produtivo.

Apesar de ser uma atividade que requer a presença constante de um adulto responsável, por conta de perigos que uma cozinha pode apresentar, a ideia de deixar que as crianças participem é extremamente educativa e estimulante.

A começar pela própria alimentação. Quando os pequenos se envolvem com alimento é muito mais fácil de induzir ao consumo do mesmo, pois aquilo passa a ser parte da vida da criança, algo que ela mesma produziu e criou. Ampliar a qualidade dos alimentos consumidos pelos filhos fica muito mais fácil.

Outra questão importante é o reaproveitamento dos alimentos, das cascas e de sobras, que normalmente eles não sabem para onde vai. Além de ter todos os sentidos sendo estimulados, elas também acabam por entender como é ter autonomia para fazer certas tarefas.

Sempre considerando as idades das crianças, as atividades podem incluir mistura de ingredientes, corte de massas, modelagem de massas, decoração, bater ingredientes em batedeira ou liquidificador.

Veja algumas receitas divertidas que podem agitar sua cozinha com as crianças.

1. Muffin Misto Quente, super prático de fazer! A massa é feita com pão picado.

Ingredientes:
3 fatias de pão de forma sem casca.
5 fatias de queijo mozzarella.
5 fatias de presunto.
1 colher (café) de orégano.
2 ovos.
½ lata (ou caixinha) de creme de leite sem soro.
Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto.

Modo de Fazer:
Pique o pão em cubos. Corte em pedacinhos o presunto e a mozarela e junte ao pão. Misture os ovos com o creme de leite e o orégano. Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha. Junte aos demais ingredientes. Se não tiver forma como a minha, coloque em forminhas para cupcake ou forminhas de empada. Leve para assar em forno preaquecido em 180ºC por aproximadamente 10 a 20 minutos (depende do seu forno).
Rendimento: 6 unidades.

2. “Biscoitinho maravilha” que derrete na boca e só leva 4 ingredientes! Dá para colocar as crianças para brincar de modelar figuras divertidas!

Ingredientes:
1 ovo
70g de manteiga ou margarina para uso culinário (aquelas de tablete)
1/2 xic. (chá) açúcar mascavo
Amido de milho até dar ponto

Modo de Fazer:
Deixe a manteiga amolecer em temperatura ambiente e misture com o ovo e o açúcar, aí é só ir adicionando o amido até ficar uma massa bem lisinha igual massinha de modelar. A quantidade depende muito do tamanho do ovo, é aconselhado ter uma caixa grande de amido, de 500g, para não ficar no sufoco, mas você vai usar muito menos que isso.

Faça o formato que quiser usando a criatividade. Leve para assar em forno preaquecido em 200ºC, mas é importante ficar de olho porque assa rápido (de 12 a 20 minutos dependendo do forno). Quando começar a dourar levemente embaixo já pode tirar. Ela fica branquinha mesmo.

3. Brigadeirão de Caneca feito no micro-ondas é uma ótima pedida para deixar a criançada colocar a mão na massa:
Ingredientes:
4 col. (sopa) de leite;
4 col. (sopa) de leite condensado;
1 col.(sopa) de chocolate em pó;
1 ovo.
* Manteiga pra untar a caneca e granulado pra decorar.

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes na caneca e mexa bem. Leve a mistura ao micro-ondas. A caneca tem que ter capacidade de 300ml para não derramar. Coloque o seu micro-ondas em potência média ou 5, e pare o tempo a cada 1 minuto para ver se já cozinhou.

4. Tortinha com Massa de Pastel é mais uma receita divertida que vai conquistar o coração dos pequenos.
Ingredientes:
– 1/2 xíc. (chá) de bacon
– 1/2 cebola
– 1/2 xic. (chá) de milho cozido
– 2 col. (sopa) de cheiro-verde
– 1 col. (sopa) de amido de milho
– 100ml de leite
– sal e pimenta-do-reino à gosto
– massa de pastel
– 2 col. (sopa) de parmesão
– 2 ovos levemente batidos

Modo de Fazer:
Frite o bacon na própria gordura, adicione a cebola, em seguida o milho e o cheiro-verde. Junte o amido e misture bem. Acrescente o leite e mexa até formar um creme grosso. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe esfriar.
Quando a mistura estiver fria junte o parmesão, os ovos e misture.
Coloque a massa de pastel na forma, preencha com o recheio e leve para assar a 200ºC, até dourar. É rapidinho, de 8 a 15 minutos.

Essa quantidade de recheio dá para fazer de 6 a 10 unidades dependendo do quanto você colocar de recheio em cada uma.


FONTE: Receitas de Panelaterapia

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos