Crescer e perder a alegria: “Divertida Mente 2” vai muito além de uma animação infantil; entenda

 Crescer e perder a alegria: “Divertida Mente 2” vai muito além de uma animação infantil; entenda

Nesta quinta-feira (20/06), estreia a tão esperada sequência do filme “Divertida Mente”, que promete retratar a jornada emocional de perder a alegria à medida que enfrentamos os desafios da fase mais radical da vida: a adolescência. De acordo com o G1, o filme já está quebrando recordes, arrecadando impressionantes U$ 295 milhões (equivalente a R$ 1,5 bilhão) em seu primeiro fim de semana nos EUA, tornando-se a maior estreia da Pixar.

Divertida Mente 2

Porém, “Divertida Mente 2” não se limita a ser uma simples animação. É um convite a revisitarmos emoções antigas e entendermos as transformações que nossos filhos estão passando ou irão passar com o tempo. A história de Riley, agora uma adolescente, nos leva a refletir sobre a importância de mantermos viva a alegria da infância, mesmo diante dos desafios dessa fase.

Mergulhando na adolescência

No novo filme, a puberdade toma conta da cena e Riley se vê cercada de emoções que nem mesmo Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo estavam preparados para lidar. Ansiedade, Inveja, Vergonha e Tédio entram em cena para bagunçar a festa e fazer com que Riley se questione: quem sou eu afinal? Será que preciso mudar para me encaixar? No meio dessa montanha-russa de sentimentos, Riley precisa aprender a lidar com suas novas emoções sem se perder de vista. É como se o senso de si, a bússola que guia suas ações, estivesse em perigo.

Na sala de controle da mente da personagem principal, a Alegria já não reina absoluta. É um reflexo das mudanças que a adolescência traz: inseguranças, questionamentos e a busca por um lugar no mundo. Com isso, o filma explora a bagagem emocional reprimida da personagem, onde ficam as partes que ela esconde por causa de experiências dolorosas. Se pararmos para refletir, é uma abordagem profunda sobre como lidamos com nossas feridas emocionais e a importância de dar voz a todos os nossos sentimentos.

Mas calma, nem tudo é crise existencial! “Divertida Mente 2” também é sobre a importância da autoaceitação e da amizade. Com a ajuda das suas emoções já conhecidas, Riley vai descobrir que ser diferente é o que a torna única e especial.

Desvendando as transformações

Segundo o Espaço Clínico Ápice (Rua Maranhão, n° 1258 – Santa Paula, São Caetano), clínica referência de São Paulo, a adolescência é marcada por intensas transformações físicas e psicológicas. O corpo se modifica, a identidade se constrói e as relações se reconfiguram. É um período de descobertas, mas também de dúvidas e conflitos.

O Espaço Clínico Ápice também nos ofereceu orientações valiosas para pais e filhos lidarem com as emoções durante a adolescência. A chave está na comunicação aberta, no respeito mútuo e na busca por um ambiente familiar acolhedor e seguro*. Confira abaixo todos os segredos que a clínica nos compartilhou.

Lições para navegar na adolescência:

  • Conversem abertamente: Pais e filhos devem conversar sobre suas emoções, sentimentos e expectativas.
  • Escutem com atenção: É importante que os filhos se sintam ouvidos e compreendidos.
  • Estabeleçam limites: Limites claros e bem definidos são essenciais para a construção da autonomia e da responsabilidade.
  • Incentivem a expressão das emoções: Atividades físicas, hobbies e momentos de descontração podem ajudar os adolescentes e pré-adolescentes a lidarem com suas emoções de forma saudável.
  • Busquem ajuda profissional: Se necessário, psicólogos podem auxiliar pais e filhos a lidarem com as dificuldades da adolescência.

Espaço Clínico Ápice

Um espaço que acolhe as emoções

Assim como as emoções de Riley em “Divertida Mente 2” guiam suas ações e decisões, o Espaço Clínico Ápice te ajuda a navegar pelas complexas emoções da adolescência. Idealizado pela psicóloga Angeline Uenoyama, o espaço conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais experientes em diversas áreas, como terapia ocupacional, fonoaudiologia, psiquiatria, musicoterapia e nutrição.

Esse time completo garante um atendimento individualizado e personalizado, atendendo às necessidades específicas de cada adolescente e sua família. Se “Divertidamente 2” despertou em você o desejo de estabelecer uma comunicação mais eficaz com seus filhos, o Espaço Clínico Ápice pode te ajudar! Entre em contato com a clínica pelo WhatsApp e agende uma consulta.

Divertida Mente 2


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças no ABC paulista. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos