Não é novidade para todos os papais e mamães que o acompanhamento médico, com consultas de rotina, das crianças é algo necessário, não somente nos períodos em que há uma enfermidade, mas também durante toda a infância e adolescência para garantir que todas as fases de crescimento estejam ocorrendo de forma adequada e que nada, com relação a sua saúde, impedirá os pequenos de atingirem seu potencial.
O mais recomendado por especialistas é de que se deve levar os pequenos ao pediatra ao menos uma vez por mês até os 6 meses de vida e a cada 3 meses até os 18 meses de vida. Com o passar dos anos, entre 2 e 4 anos de idade, a frequência deve ser de ao menos 1 vez a cada 6 meses, e depois visitas anuais até os 19 anos. Apesar de saber sobre essa necessidade, em meio a essa pandemia, e muito por conta do medo de contágio, os pais acabam não seguindo as recomendações.
Segundo a Clinep (Av. Lino Jardim, 898 – Vila Bastos, Santo André), clínica de especialidades pediátricas, o número de pais que tem levado seus filhos para realizar a vacinação básica diminuiu drasticamente, e o mesmo tem ocorrido com o número de consultas de rotina com os médicos.
A equipe do local reforça a importância de se manter as visitas, pois além de se criar um vínculo melhor entre família, médico e paciente, também permite a devida avaliação dos pequenos, incluindo verificação do desenvolvimento de funções motora e cognitiva básicas a cada idade, prevenindo, junto com a devida vacinação, uma série de complicações de saúde na vida adulta. Afinal não se trata apenas de procurar por eventuais problemas e sim realizar a prevenção das doenças, lembrando sempre de que as vacinas atuam no fortalecimento do sistema imunológico e que em tempos como este pode ser um fator decisivo.
Mas como agir em meio a pandemia com as consultas de rotina?
Os cuidados básicos de higiene dentro e fora de casa são essenciais, portanto manter o uso do álcool em gel durante os períodos de consulta, mantendo as mãos sem contato direto com o rosto. Uso da máscara e se manter atento também se os locais que está indo estão seguindo os protocolos de cuidados adequadamente.
Na Clinep os cuidados com higiene foram redobrados, para garantir que todos possam seguir suas consultas da forma mais normal possível. Por se tratar de uma clínica de especialidades, ou seja, com uma equipe multidisciplinar, atua de forma única e exclusiva para cada uma delas, com objetivo de proporcionar mais conforto durante a passagem das crianças e das famílias.
O mais importante neste momento é estar perto de especialistas dispostos a atender as dúvidas e que tenham preocupações reais com relação ao bem estar dos pequenos. A Clinep não só auxilia durante todo o processo, como garante que o atendimento não seja limitado a um pequeno bloco de tempo, dedicando atenção completa a cada consulta.