Não há gratificação maior de ver nossos filhos crescendo de forma saudável. Criamos com tanto amor, que chega a doer no peito, não é mesmo?
Quantas mudanças nossos filhos não vivem na vida desde o pré-nascimento até a chegada da adolescência? São fases diferentes, mas cada qual é sempre um novo desafio. Muitas delas, o físico e o emocional solicitam atenção especial. Momentos de transição, insegurança e conflitos, merecem das mamães e papais uma atenção redobrada. E por que não incluir a Terapia Floral nesse processo?
Os Florais de Bach auxiliam os pequenos a atravessarem os desafios emocionais em cada fase do seu desenvolvimento. As essências são naturais, sem contra indicações, e sem efeitos colaterais.
Não há diferenças na ministração dos florais para adultos ou crianças, ou seja, as essências escolhidas são baseadas na maneira em que a pessoa está se sentindo, como ela se comporta, como sua mente está processando as informações do dia a dia.
Mas como saber qual é a necessidade da criança naquele momento, principalmente quando ela ainda não aprendeu a falar ou é incapaz de se comunicar claramente? O Dr. Bach ressaltava que uma mesma situação ou um mesmo sintoma poderia desencadear reações distintas em cada criança. Por isso a Terapia Floral é tão individualizada.
A Terapeuta Floral e Psicopedagoga, Ketlyn Gil, sugere alguns dos Florais de Bach. Geralmente, os mais utilizados em várias situações da infância e adolescência:
• Walnut: floral que colabora bastante nos processos de transição, seja o desmame, a separação com a mãe após período de licença, seja a adaptação escolar, seja na mudança de escola.
• Impatiens e Beech: dupla quase imbatível com crianças irritadas, sem paciência, sem o saber esperar.
• Gentian: indicada para a criança que diante qualquer dificuldade, fica triste e desmotivada.
• Mimulus: indicado para aquela criança tímida, envergonhada, que têm medo de enfrentar o mundo. Para aqueles que sentem medo do escuro, de bichos é super útil.
• Willow: quando a criança se demonstra chorona, manhosa, que se ressente com facilidade.
• Chicory: colabora nos casos em que a criança demanda muita atenção, em criança muito apegada à figura materna ou à aquela que se sente desprotegida quando se encontra só. É a gotinha do Amor, muito útil nos casos de separação entre mães e filhos após o período de licença, tanto para mãe, quanto para o filho.
• Clematis: indicado para crianças muito aéreas, com pensamentos avoados. Muito útil no tratamento integrativo do TDAH.
• Rescue Remedy: para crianças mais exageradas, escandalosas, sem motivo aparente. Promove o rápido equilíbrio e, consequentemente, clareza daquilo que a perturba, iluminando a ação mais eficaz para ajudá-la.
Gostaria de saber mais? Clique aqui, fale com a Ketlyn Gil e tire TODAS as suas dúvidas.