Confira o que fazer quando a criança se queixar de dor de dente

 Confira o que fazer quando a criança se queixar de dor de dente

Sabemos que cuidar da saúde bucal infantil não é lá das tarefas mais fáceis. Primeiro que devemos estar frequentemente de olho se a higienização é feita corretamente por eles e nem todas as crianças são simpatizantes do ir ao consultório para uma consulta periódica, sabemos que é muito comum ter medo de dentista. No entanto, o que fazer quando uma criança estiver com dor de dente?

A primeira coisa que vem a mente quando o filho reclama de dor é “cárie”, mas é importante observar, porque nem sempre a cárie é a principal causa do desconforto. A Odontoclinic (R. Catequese, 279 – Vila Guiomar, Santo André), por já ter excelência em tratamentos odontológicos infantis, explica que às vezes a situação pode ser um pouco mais complicada. De um todo, as dores de dente são um alerta para problemas mais sérios e são indicativos para necessidade de tratamento dentário. 

Confira o que fazer quando a criança se queixar de dor de dente - Portal Vipzinho

Entre as principais causas da dor de dente, podemos destacar: traumas, infecções na gengiva e claro, as cáries. As crianças mais agitadas e arteiras, têm maior risco de queda e consequentemente de se machucar. Traumas na boca e nos dentes podem ser um problema sério, por isso os pais devem observar se existe relação entre a dor relatada e uma eventual queda. Em alguns casos, os danos causados podem demandar a realização de um tratamento de canal, por isso é importante estar atento para evitar qualquer tipo de prejuízo maior à saúde e ao bem-estar da criança. 

Se a criança relata dor de dente, é importante que os pais observem como está a saúde das gengivas. Problemas como gengivite são facilmente identificados durante a escovação: se a limpeza estiver acompanhada de sangue, pode ser sinal de que algo não está bem com as gengivas da criança. Nesse caso, além de dar mais atenção à higiene bucal, inclusive utilizando fio dental, é recomendado buscar a orientação de um dentista para que ele faça um diagnóstico mais apurado da saúde bucal do seu pequeno.

Anúncio:

Confira o que fazer quando a criança se queixar de dor de dente - Portal Vipzinho

Infelizmente, as cáries ainda são um problema comum nas crianças e um dos principais sintomas que elas trazem é justamente a dor de dente. Mas como saber o seu filho realmente tem cárie? Se as reclamações são muito recorrentes, se a rotina de escovação não é muito regrada, se come muito doce, não usa ou usa pouco fio-dental e faz pouca ou nenhuma visita ao dentista, as chances são muito altas de ser uma cárie, nesse caso, a dica é que você procure imediatamente um dentista a fim de evitar danos mais sérios à dentição da criança.

Se houver qualquer tipo de relato de dor de dente, a recomendação é que você procure a orientação de um odontopediátra. Na Odontoclinic há todos os profissionais indicados para fazer um diagnóstico e oferecer todas as orientações necessárias para garantir a saúde bucal da criança. Em casos de emergência, há orientações para reduzir a dor, como: fazer bochecho com água morna e realizar compressas de água fria. 

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos