Confira 10 dicas para um bom relacionamento entre pais e filhos

 Confira 10 dicas para um bom relacionamento entre pais e filhos

Existe uma fórmula mágica para um bom relacionamento entre pais e filhos? Definitivamente não… lembrando que cada um é diferente do outro. Existem dicas para que os pais fiquem mais atentos no dia a dia com seu filho, podendo auxiliar em comportamentos inadequeados. Tanto na prática clínica, quanto no cotidiano, muitas são as perguntas e questionamentos que as pessoas possuem sobre relacionamentos e vida pessoal, muitas vezes em relação aos filhos e a dificuldade em lidar com algumas situações específicas. Aqui algumas dicas para um relacionamento mais assertivo.

1- Amor e Carinho
É indispensável apoiar e aceitar os filhos, entendendo que são pessoas com ideias e gostos próprios, e respeitar essas diferenças, demonstrando afeto e usufruindo dos períodos juntos

2- Administração de estresse 
Praticar técnicas de relaxamento e esportes e investir na própria psicoterapia favorece a capacidade de entender melhor o que sentimos e as chances de cuidar bem das crianças.

3- Habilidades do relacionamento
Aqueles que mantém uma relação saudável com o cônjuge ou outras pessoas importantes em sua vida demostram a importância de manter relações afetivas verdadeiras.

4- Incentivo a autonomia e a independência
Apesar de ser difícil para alguns pais encontrar a medida, é fundamental tratar os filhos com respeito e estimulá-los a se tornar pessoas confiantes e com iniciativa.

5- Acompanhar a aprendizagem
Ao valorizarem a curiosidade dos filhos e sua disposição para aprender, os pais lhe prestam enorme benefício.

6-Preparação para vida
É um ato de amor conversar com os pequenos sobre temas delicados como medos, sexo e morte em linguagem acessível, bem como prepara-los para assumir responsabilidades.

7- Atenção ao comportamento
Reforçar positivamente as boas atitudes e apenas recorrer ao castigo quando outros métodos de conversa não funcionaram, são importantes atitudes para ensinar bons valores.

8- Saúde
Poporcionar um estilo de vida saudável e estimular bons hábitos como exercícios regulares, alimentação adequada e higiene para os filhos.

9- Espiritualidade
Apoiar o desenvolvimento da religiosidade e a preservação da natureza, o respeito ao outro e as diferenças, evitando a disseminação de preconceitos e intolerância.

10- Segurança
Fundamental o empenho constante para proteger os filhos de situações de risco e manter-se vigilante quanto a suas amizades e atividade

 

Psicóloga Angeline Uenoyama
CRP 06/97399
Espaço Clínico Ápice