Como explicar o significado do Natal para bebês? Veja 5 dicas!

 Como explicar o significado do Natal para bebês? Veja 5 dicas!

Natal é sem dúvidas um dos momentos mais especiais do ano e a criançada adora. Mimos, presentes, mais presentes e lógico o papai noel! Tudo isso é muito legal e marca para sempre a vida dos pequenos, mas o significado do natal é bem mais amplo e não pode ser esquecido.

Natal é sobretudo tempo de amor e de estar em família, data em que se comemora o nascimento do menino Jesus, história linda e cheia de bons exemplos. Paz, fraternidade, compaixão, são inúmeros os sentimentos e cabe aos papais apresentarem o verdadeiro espírito natalino aos babys.

Existem muitas formas de mostrar o sentido do natal, a começar por recordar do nascimento do aniversariante do dia: Uma ideia simples e bem legal é ler junto com os pequenos a história de Jesus, seja através da Bíblia ou livros infantis ilustrativos. Não importa a crença ou religião, sempre é importante relembrar o motivo de tanta festa!

Confira algumas dicas de como explicar para os bebês o significado do natal:

1) Demonstre

Crianças aprendem através do exemplo e não há nada melhor do que mostrar com gestos e ações que o natal é momento de afeto, carinho e amor.

2) Aproveite as oportunidades

As propagandas de natal começam cedo e a criança logo percebe os preparativos para a data. Não deixe para falar sobre tudo que envolve a comemoração na véspera ou até na ceia, no que começar as movimentações em torno do natal já aproveite para conversar com a criança e propagar o espírito natalino.

3) Experimente montar um calendário

Dilua a ansiedade e expectativa da véspera do natal para contar a história e seus significados em uma contagem regressiva, desde já. Elabore um calendário mesmo com os dias que faltam para o natal e retire diariamente uma mensagem para ler junto com os pequenos.

4) Não se esqueça do presépio

O papai noel geralmente é a estrela, junto com a árvore de natal e as luzes pisca-pisca. Mas o que não pode faltar na decoração natalina para as crianças entenderem o sentido da comemoração é o presépio, pois representa as cenas do nascimento e os primeiros acontecimentos da vida de Jesus.

5) Incentive os pequenos

Envolva a criançada em todos os preparativos de natal. Lógico que o grau de envolvimento vai depender da idade, mas inclua os pequenos em tudo que for possível desde o seu primeiro natal. A montagem do presépio lendo a história de cada elemento do cenário, por exemplo, motiva qualquer criança.