Com vídeos, Disney leva visitantes para dentro dos parques durante a quarentena

Unidades fechadas pelo coronavírus levaram grupo a apostar no conteúdo digital
Os parques temáticos da Disney em todo o mundo estão fechados por tempo indeterminado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, é possível visitar, pela primeira ou milésima vez, a clássica atração “It’s a small world”. Não, não se trata de um esquema clandestino para invadir o Magic Kindom durante a quarentena, e sim de um dos conteúdos digitais que a Disney Parks está oferecendo na internet para os visitantes em casa.
Em seu site (disneyparks.disney.go.com/blog), o grupo tem publicado vídeos que reproduzem passeios em brinquedos e montanhas-russas, mostram apresentações musicais, relembram momentos históricos e revelam bastidores do processo de criação das atrações (acompanhando o trabalho dos chamados imagineers). Também há receitas de quitutes servidos nos parques e aulas de como desenhar os personagens mais emblemáticos, como o Mickey Mouse. Tudo isso reunido com a hashtag #DisneyMagicMoments.
Entre os brinquedos clássicos dos parques temáticos, dois deles já podem ser visitados através dos vídeos.Um é a tradicional montanha-russa “para toda a família” Big Thunder Mountain Railroad, do Magic Kingdom, no Walt Disney World, em Orlando. Com trajeto suave, ela simula um passeio por uma mina no Velo Oeste americano.
A outra é uma compilação da dark ride (passeio em ambiente fechado) mais emblemática dos parques Disney: “It’s a small world”, com sua canção que gruda na memória e seus bonequinhos felizes em cenários representando diversos países e culturas pelo mundo. O vídeo publicado mostra trechos da atração em todas as unidades do grupo, nos Estados Unidos, Paris, Tóquio e Hong Kong.
Um dos vídeos mais curiosos é o que mostra a funcionária Katelyn, em, digamos, home office: com um carrinho de controle remoto e bichinhos de pelúcia, ela simula um tour pelo Kilimanjaro Safaris, no parque Animal Kingdom, em Orlando.
Membros de grupos vocais e percussivos dos parques também já filmaram apresentações em grupo, com cada um em sua casa, claro. Até jornalistas da rede ABC, da Disney, entraram na dança, literalmente, reproduzindo passos da música tema da parada “Magic Happens”. Este desfile de personagens, que estreou na Disneyland, na Califórnia, pouco antes da pandemia, também está disponível em vídeo.
A iniciativa da empresa é, de certa maneira, uma resposta a outro movimento, mais espontâneo, por parte dos fãs. Logo que os parques fecharam, no começo de março, apaixonados pela Disney começaram a reproduzir em casa suas atrações favoritas. Os vídeos, sempre muito bem humorados, são acompanhados pela hashtag #HomeMadeDisney e viralizaram nas redes sociais, como Twitter e Youtube. Uma família chegou a recriar a atração “Pirates of Caribbean”, que originou a série de filmes “Piratas do Caribe”, com riqueza de detalhes.
Outros usuários também fizeram suas versões de atrações como Hounted House, Soarin’, Millennium Falcon: Smuggers Run, Expedition Everest e Frozen Ever After.