Com isolamento, aumento de cáries em crianças preocupam os pais

As cáries dentárias são um problema universal, que apesar de poder ser evitado de forma até muito simples, acaba por atingir um número enorme de crianças. Segundo pesquisas recentes, só no Brasil, estima-se que 27% dos pequenos de 1 a 3 anos, apresentam ao menos um dente com cárie. Para Crianças maiores esse número é ainda mais preocupante, sendo valores de 60% para crianças na faixa dos 5 anos e 70% na faixa dos 12 anos.

Segundo a Odontoclinic, clinica especializada em odontologia de Santo André, para se prevenir das cáries basta entender como elas ocorrem. Primeiramente podem aparecer em dentes de leite, portanto requer atenção durante o nascimento dos dentinhos. Também podem aparecer pelo acúmulo de açúcar e em especial somado a má higienização bucal.

Quer uma opinião confiável para saber se seu filho tem cáries? Clique aqui e marque uma avaliação na Odontoclinic pelo WhatsApp.

cáries em crianças no isolamento com a odontoclinic no vipzinho

Dentre as recomendações para cuidados das crianças, estão a avaliação regular com o dentista, com frequência mínima de 2 vezes ao ano, realizando também o processo de limpeza. Mesmo com distanciamento, clínicas como a Odontoclinic, estão mantendo seu atendimento, garantindo os cuidados necessários, com higienização constante, horários espaçados, e claro, ótimos profissionais.

Aproveitando esse momento em que sabemos como é complicada a rotina estando com as crianças em casa constantemente, pedimos a Odontoclinic, que nos ajudasse com dicas para garantir a saúde bucal dos pequenos no isolamento.

Veja a seguir as dicas de como evitar as cáries nas crianças durante o isolamento.

Rotina é a palavra chave. Se o seu filho ainda tem dificuldade para lembrar de escovar os dentes é essencial que ele, junto dos pais, entenda e siga uma rotina certa. Com o tempo, o hábito se torna algo natural, mas é importante que você esteja atento e de olho para garantir que a escovação está realmente sendo eficaz.

Mas meu filho odeia escovar os dentes, e agora? Ah, nesse caso, se a recusa for muito grande, é preciso começar a entender os motivos dessa rejeição. Se for por algum tipo de dor ou desconforto pode ser algum sintoma de cárie ou gengivite, é hora de visitar o dentista. Mas se caso for só por incômodo relacionado ao tempo de escovação, achar chato, entediante de alguma forma, existem algumas coisas que podem animar os pequenos.

Seu filho tem dificuldades ao escovar os dentes? Clique aqui e converse com a Odontoclinic pelo WhatsApp.

cáries em crianças no isolamento com a odontoclinic no vipzinho

Primeiro, a escova, dê prioridade a cerdas de qualidade e adequadas a idade do pequeno, mas com personagens, cores chamativas e que ele tenha algum tipo de interação são as mais ideais. Além disso, música ajuda a animar o momento, fazendo tudo ficar mais gostoso e sempre a companhia dos pais, principalmente brincando e participando da escovação torna o processo em  algo divertido, e que ele irá esperar ansioso ao longo do dia.

O ideal é que, no início, até que a criança consiga realizar o processo sozinha, os pais façam a escovação por ela. Lembrando também de ficar atentos para que não se engula a pasta, colocando apenas as quantidades recomendadas.

Controle o açúcar ingerido. Além da má escovação, o açúcar é um grande atrativo para a formação das cáries. Estando em casa todos esses meses, sem dúvida, cria um certo sentimento de compensação, normalmente coberto por doces e guloseimas que acabam por, no fim, fazer estragos nos dentinhos. Toda a alimentação deve entrar juntamente na rotina estabelecida, pensando de uma forma saudável como um todo.

Seja o exemplo. A participação dos pais sempre será fundamental em toda fase de desenvolvimento das crianças. Com a escovação não seria diferente, logo é essencial que os pais estejam escovando os dentes regularmente e deixem visível para os pequenos que também estão fazendo todo o processo.

cáries em crianças no isolamento com a odontoclinic no vipzinho

A Odontoclinic, em Santo André, segue aberta para tratamentos odontológicos de todos os tipos, seu filho será atendido com toda a segurança e higiene, por profissionais especializados que vão ajudar também nesse processo de convencimento e entendimento da criança para uma boa escovação dental, o que será levado por ele para toda a vida.

Seu filho precisa de uma avaliação? Clique aqui e agende com a Odontoclinic pelo WhatsApp.