Com boca lúdica, Clínica odontopediátrica auxilia a transformar o medo de dentista em diversão

 Com boca lúdica, Clínica odontopediátrica auxilia a transformar o medo de dentista em diversão

O medo de dentista começa, normalmente, desde muito pequeno e é levado consigo até a vida adulta. A cárie acaba se tornando apenas um probleminha perto de todas as doenças bucais que, não só a criança mas também o adulto, podem acabar adquirindo com o passar do tempo. Porque, por mais que passe o fio dental, faça uma boa escovação, há locais que não adianta, nem a melhor escova de dentes do mercado alcança.

Para enfrentar o medo de dentista, o Espaço Clínico Ápice (R. Maranhão, 1258 – Santa Paula, São Caetano do Sul) explica que quanto mais cedo as crianças forem levadas ao dentista, melhor, porque o consultório vai se tornando algo familiar conforme vai crescendo e elas vão vendo que não há necessidade de ter medo. 

Com boca lúdica, Clínica Odontopediátrica promete transformar o medo de dentista em diversão - Portal Vipzinho

A melhor forma de evitar que esse medo se instale na criança, é ensinando desde cedo e dando exemplos. Todo filho quer ser como o pai ou como a mãe, quer crescer logo, quer se tonar um adulto o mais rápido possível, então, o primeiro passo é ser o exemplo, participar desse momento de escovação, mostrar como se faz, deixe-o escovar também o seu dente, isso é importante, além de estreitar os laços, eles sentem que estão fazendo algo muito adulto por ver que vocês fazem isso todos os dias. Torne rotina a higienização ao acordar, após as refeições e antes de dormir.

Os pequenos que nunca precisam fazer uma restauração ou fazer o trato de um canal, não têm medo de dentista. A Clínica Ápice nos contou que, se não precisam desses tratamentos, evita-se o uso do “motorzinho”, que é um dos grandes vilões até mesmo dos adultos, portanto, deste ponto de vista, para quê ter medo do dentista?

Com boca lúdica, Clínica Odontopediátrica promete transformar o medo de dentista em diversão - Portal Vipzinho

Sabia que qualquer dentista por formação é apto para atender as crianças? Apesar de muitos não se familiarizarem por não se sentirem preparados, outros só não conseguem estabelecer aquele vínculo de confiança que é realmente necessário entre a criança e o profissional. Por esse motivo que o odontopediatra tem formação específica, tratar dos pequenos pode até parecer mais simples às vezes, mas em certos casos é preciso um cuidado mais delicado, principalmente com aquelas mais difíceis. 

O odontopediatra da Ápice dispõe de técnicas lúdicas para distrair os pequenos, com brincadeiras, músicas e desenhos, trazendo aquela sensação de segurança e de que é um espaço que ele não precisa sentir medo. Usam analogias como “picadinha de formiguinha” para a anestesia ou o “bichinho que comeu o dente” que é cárie.

Com boca lúdica, Clínica Odontopediátrica promete transformar o medo de dentista em diversão - Portal Vipzinho

Pensando nessas analogias, os profissionais da clínica levaram a boca lúdica para dentro do consultório, que é um meio da criança se sentir protagonista do próprio atendimento de uma forma bem divertida e diferente. Uma boca gigante feita de feltro, com bichinhos e sujeirinhas feitas do mesmo material representando as cáries, coladas com velcro, para ensinar aos pequenos como a comida se aloja entre os dentes e também como evitá-los. 

Além de todos os cuidados no consultório, o profissional da Clínica Ápice instrui os pais, assim como acompanha as crianças na rotina da higienização bucal, para atuarem em conjunto para o bem estar do pequeno paciente. 

 

Anúncio:
Páscoa no Shopping ABC