julho, 2021

2021seg05jul(jul 5)10:00dom08ago(ago 8)21:00Mondrian para Crianças: Exposição interativa chega ao Shopping Pátio Higienópolis(julho 5) 10:00 - (agosto 8) 21:00 Shopping Pátio Higienópolis, Av. Higienópolis, 618 - Higienópolis, São PauloClassificação:GratuitoFinalidade:Passeios

mondrian para crianças

Horário

Julho 5 (Segunda) 10:00 - Agosto 8 (Domingo) 21:00

Localização

Shopping Pátio Higienópolis

Av. Higienópolis, 618 - Higienópolis, São Paulo

Detalhes do Evento

Com recursos de som, imagem e uma boa dose de efeitos especiais, a exposição inédita Mondrian para Crianças estreia no Vão Central do Shopping Pátio Higienópolis, ocupando seus mais de 250 metros quadrados. A exposição compreende um circuito de seis salas temáticas livremente inspiradas na obra do pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944), conhecido pelas formas geométricas e pelo uso das cores primárias vermelho, amarelo e azul.

“Uma estética abstrata, de cores planas e traços retos levará as crianças por uma aventura lúdica, inspirada livremente na obra de Mondrian, e na sua fase mais famosa, a do neoplasticismo, escola artística criada e difundida pelo próprio artista. Uma oportunidade única para as crianças se aproximarem, enquanto brincam, da essência deste grande mestre da pintura mundial”, explica Karina Israel, curadora da mostra

 O circuito de visitação compreende:

Dica Vipzinho!
Villa Kids Galpão
Dica Vipzinho!
Villa Kids Galpão
  • Entrada das Formas, primeira etapa, apresenta Mondrian e conceitos básicos sobre o Neoplasticismo e sua aplicação nas obras do pintor.
  • Labirinto de Cores Planas tem por referência a obra Composição II em Vermelho Azul e Amarelo, de 1930. Aqui, o visitante explora um mini labirinto, formado por retângulos e quadrados nas cores primárias. Ao final, os visitantes podem brincar com a sua própria imagem refletida na parede, nas mesmas cores da obra sobrepostas.
  • Brincadeira em Composição tem um grande tapete inspirado nos grafismos de Mondrian para as crianças brincarem e aprenderem um pouco sobre o papel da composição numa obra de arte. Aqui, a obra de referência é Composição A, de 1923.
  • Pintura em movimento, inspirada na obra Composition with Red, Yellow and Blue, 1942, a sala aborda a busca de Mondrian pela perfeição e tem 3 pontos para jogar um tipo de Tetris, com as peças (quadrados e retângulos coloridos) surgindo e que devem ser encaixadas no lugar certo. A trilha sonora é jazz, o ritmo preferido do artista.
  • Espaço Boogie-Woogie, inspirado na obra Broadway Boogie-Woogie(1943; um ano antes de sua morte em Nova Iorque). O ambiente remete aos videogames pixelados; caixas com sensores reproduzem sons de vídeo game por aproximação.
  • Sala sem Fim, uma visão tridimensional da obra de Mondrian em uma sala espelhada que prepara a saída, com o infinito de Mondrian.

mondrian para crianças


Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças em São Paulo. Clique aqui e participe!

Deixe um Comentário

Eventos
X