Brincantes Delivery: Monitores vão até a casa das crianças para levar arte e diversão

 Brincantes Delivery: Monitores vão até a casa das crianças para levar arte e diversão

E se uma equipe de monitores especializados fossem até sua casa, com todas as medidas profiláticas, para brincar com seu filho? Será que a quarentena ficaria mais leve?

A pandemia não trouxe apenas preocupações em relação ao bem estar físico, tanto nossos, quanto de nossos filhos. Também nos mostrou importância  do cuidado psicológico e o quanto devemos valorizar o contato que temos com outras pessoas. É possível perceber mudanças drásticas de comportamento nos pequenos, que muitas vezes  acabam se frustrando, entediados, e se sentindo só, sem ter opções viáveis de diversão, principalmente em casa. Foi da necessidade das crianças que nasceu o Clubinho Arteiro.

A iniciativa, criada pela Impulsionando Arte (Rua Ibatiba, 234 – Utinga, Santo André), visa levar até as crianças muita brincadeira, música e diversão, de forma lúdica e interativa, tirando os pequenos da sua rotina pandêmica e retornando, ao menos por um período de tempo, toda a alegria que se pode sentir. Os brincantes vão até a casa das crianças e realizam uma série de atividades diferentes, porém sempre mantendo os cuidados necessários de higiene e proteção com relação a saúde em meio a pandemia.

impulsionando arte no vipzinho

Através do brincar as crianças aprendem e se desenvolvem. Esse tipo de atividade costuma promover interações extremamente benéficas para os pequenos, principalmente em relação a como interagem e se conectam com outras pessoas. Quando os brincantes vão até a casa das crianças, não é apenas um momento de brincar qualquer, eles renovam a energia das crianças e do ambiente, enchendo a casa de alegria e chega a ser contagiante, afinal, não há coisa mais gostosa de se ver para nós do que nosso filho contente.

brincantes da impulsionando arte no vipzinho

Mas que atividades a Impulsionando Arte promove com os brincantes?

A Impulsionando Arte é formada por uma equipe repleta de talentos de artísticos, todos dedicados a levar o máximo de diversão. Durante suas visitas os brincantes exploram atividades utilizando três artes básicas, são elas a música, o teatro e o circo.

Nos encontros as crianças podem interagir com instrumentos musicais, tocando e cantando, trazendo diversas canções do cancioneiro infantil brasileiro, oficinas diversas para exercitar ainda mais a criatividade e contação de histórias, onde os pequenos podem interagir e até participar do enredo. Brincar de inventar histórias ou faz de conta faz parte da infância e é importante para o processo de aprendizagem e alfabetização. Através de jogos teatrais e brincadeiras com objetivos didáticos, o teatro torna-se grande aliado para o desenvolvimento, afetivo, cognitivo e psico-social.

Na última semana a Karin, brincante da Impulsionando Arte, foi ao encontro do Nicholas. Logo ao chegar, quando a viu ali, colorida e vestida como uma boneca, ele logo correu para a cumprimentar.  A pobrezinha nem tinha colocado os pés aqui dentro e ele já pegou o pianinho que estava na caixa de brinquedos que ela trouxe. O resultado? Muita música, muita diversão e o mais interessante: muito respeito. Enquanto eles brincavam, eu estava trabalhando. Ouvi o Nicholas dizendo que não queria cantar, só tocar. E começaram os dois, ela no violão e ele no pianinho fazendo diversas brincadeiras musicais!

Tem sentido muito a falta da rotina, dos amigos, da professora, da escola… e nem sempre ele gosta das atividades que a gente propõe. Por isso quando falei com a Impulsionando Arte eu já deixei avisado “vamos testar, pois eu não tenho certeza se ele vai gostar”, mas a experiência superou todas as expectativas e ele mal pode esperar para brincar com ela novamente.

A Impulsionando Arte possui uma equipe especialista em tratar as crianças com um jeito quase mágico, que as deixa super animadas. Eles atendem a diversas idades, realizando brincadeiras que exploram arte e folclore de forma a estimular o desenvolvimento dos pequenos.