Brincando em Casa: 7 Brincadeiras antigas que você pode ensinar para as crianças

Com a necessidade de isolamento acabamos ficando todo o tempo em casa, sem opções diferentes de entretenimento, tanto para nós, quanto para as crianças.

O Vipzinho já apresentou 10 brincadeiras lúdicas para se fazer em casa e as 10 séries do Netflix que mais fazem sucesso com os pequenos, mas ter mais opções não será ruim, então resgatamos algumas das brincadeiras antigas que nós adultos podemos passar adiante com nossos filhos.

Adedanha ou Stop
Papel, lápis e conhecimento: são apenas esses os itens necessários para a brincadeira. Estimulando a criatividade da garotada, a adedanha é em um jogo de palavras em que os participantes devem citar países, nomes, marcas, cantores, alimentos, frutas, animais, automóveis, filmes, cores, times, objetos e o que mais desejarem, desde que se iniciem com uma letra específica.

Para descobrir qual será a consoante ou a vogal da rodada, cada competidor deve mostrar uma quantidade de dedos, que serão somados e corresponderão a uma letra do alfabeto. O primeiro a finalizar o conteúdo deve dizer adedanha ou stop! A pontuação é dada por itens: sem reposta não marca ponto, respostas iguais às dos demais participantes equivalem a 5 pontos e respostas diferentes resultam em 10 pontos. O vencedor será quem obtiver o placar mais alto.

Telefone sem fio
Outro clássico das brincadeiras de crianças é o telefone sem fio, que demanda unicamente imaginação e criatividade. Estimulando o ato de brincar em si, o telefone sem fio na verdade não é uma competição. E o mais legal é que absolutamente toda a família pode participar da diversão. Para a brincadeira, os participantes precisam ficar enfileirados ou em círculo, com a primeira pessoa criando uma frase qualquer e repassando baixinho no ouvido do próximo da fila. E assim o conteúdo vai andando até chegar à última pessoa, que deverá falar em voz alta o que ela escutou. Acertando a mensagem, o primeiro participante vai para o final da fila. Simples, não?

brincadeiras antigas para fazer em casa no vipzinho

Morto ou vivo
Quem é que nunca se divertiu brincando de morto ou vivo? Sem recursos ou aparelhos externos, essa brincadeira é ideal para estimular a concentração da garotada, exigindo apenas a disposição dos participantes. O grupo deve selecionar um mestre, que alternará seus comandos entre morto, quando as crianças devem ficar abaixadas, e vivo, quando é preciso ficar em pé e levantar os braços. O ritmo da brincadeira é gradualmente acelerado, sendo cada vez mais difícil cumprir as ordens do mestre. Quem erra sai do jogo e quem permanece até o final é o novo capitão!

Amarelinha
Tradicional brincadeira infantil, a amarelinha também é conhecida como macaca, maré e avião. Independentemente do nome, seus benefícios são inegáveis: desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação, além do incentivo ao aprendizado social. Para brincar de amarelinha, desenha-se no chão quadrados vazados formando uma cruz, com um semicírculo em umas das pontas, local em que será escrita a palavra céu. Abaixo, há a casa correspondente ao inferno e ainda as asas, áreas de descanso que permitem o equilíbrio com os dois pés.

brincadeiras antigas para fazer em casa no vipzinho

A brincadeira se inicia com o arremesso de uma pedrinha na casa número 1, na próxima rodada na casa número 2 e assim sucessivamente. Cada casa exige pulos com 1 pé só, sem sair da linha. Além do mais, onde a pedra está não deve ser contado, pulando a casa toda. Quem chegar ao fim tendo pulado corretamente todas as casas, de acordo com as regras estabelecidas, será o ganhador.

Perfil
Jogo com cartas que contemplam informações sobre episódios e personagens históricos, além de lugares, pessoas e objetos, o Perfil ajuda as crianças a desenvolver habilidades de associação e dedução, além de consolidar conhecimentos gerais. Com dicas específicas, os jogadores devem acertar o perfil em questão por meios dos dados fornecidos nos cartões. Quanto menos dicas forem necessárias para fazer a adivinhação, mais pontos a rodada valerá.

Escolinha
Simulando os processos inerentes a uma escola de verdade, as crianças usam bastante a criatividade nessa brincadeira. Criar um mundo imaginário faz muito bem ao desenvolvimento da área social, da linguagem e das habilidades cognitivas da garotada. Colocado-se nos papéis de professores, diretores ou até mesmo de estudantes, os pequenos inventam um cenário próprio para representar o cotidiano escolar. A atividade também ajuda a exercer a liderança, além de reforçar comportamentos essenciais para se tornarem alunos de destaque.

brincadeiras antigas para fazer em casa no vipzinho

Forca
Na forca, um participante escolhe determinada palavra e coloca sua primeira letra em um papel, ao lado de um desenho representando uma forca. É preciso também fazer tracinhos referentes à quantidade de letras que compõem a palavra. O outro jogador sugerirá letras isoladamente, de acordo com o que pensa caber ali. Se as sugestões realmente estiverem presentes na palavra, deverão ser registradas nos lugares correspondentes. A cada erro, porém, desenha-se uma parte do corpo na forca. Até o final do enforcamento, o jogador deve acertar a palavra. Já se o enforcador se equivocar na ortografia, precisará pagar um prenda e a rodada será cancelada.

Seja qual for a brincadeira escolhida, o mais importante é lembrar de aproveitar o tempo de forma a desenvolver os conhecimentos das crianças, lembrando que esse período não é de férias, mas sim uma necessidade social. Aproveitemos esse tempo para nos conectar com a família.

Anúncio:
Páscoa no Shopping ABC