Brincadeira que educa: Entenda como o Playground pode ajudar no desenvolvimento infantil

 Brincadeira que educa: Entenda como o Playground pode ajudar no desenvolvimento infantil

Muitos pais podem acreditar que durante a vida escolar dos pequenos, os itens mais importantes são as salas de aula, as estruturas tecnológicas, os laboratórios, a grade curricular e extracurricular oferecida, entre tantas outras coisas. Porém, é importante lembrar que, além destes todos, é essencial dar foco ao querido e amado Playground, a famosa estrutura de brinquedos que anima a criançada.

Quando os pequenos vão brincar no parquinho, eles acreditam fielmente que estão apenas curtindo e se divertindo com os amigos. Porém, na visão dos pais, é importante perceber como essa brincadeira afeta positivamente as crianças, trazendo benefícios igualmente impactantes, ou até mais em alguns casos, do que os locais já citados.

playground nas escolas com vipzinho

O Barão de Mauá (Avenida Senador Fláquer, 555 – Vila Euclides), escola de São Bernardo, apresenta um playground completo, cheio de atividades e que atendem a uma gama maior de idades, com diferentes propostas. Segundo o colégio, os espaços são parte fundamental da convivência entre as crianças e as brincadeiras fazem parte da grade, utilizando métodos para intensificar a exploração e suas descobertas.

Utilizando como exemplo o modelo utilizado no Barão, é possível definir então quais são os itens ou estruturas parecidas que são super importantes em um parquinho. A começar por itens como os circuitos. São peças modeláveis que se encaixam e dão forma a pistas de circuitos diferentes, incluindo passagens, rampas e obstáculos. Podendo ser utilizado em áreas internas também, esse tipo de atividade promove principalmente as noções de direção e sentido. Além disso, auxilia as crianças na prática física, principalmente as que não sentem tanto interesse nesse quesito.

Anúncio:

Barão de Mauá no vipzinho

Utilizado mais nas áreas externas das escolas, o brinquedão é um dos mais amados pelos pequenos e costuma chamar atenção por seu tamanho, impressionando a todos. Fora sua beleza, as atividades feitas em sua estrutura podem ser muito estimulantes. Nele os pequenos interagem diretamente uns com os outros. Também há uma série de desafios que são impostos e que podem ser superados facilmente pelo trabalho em equipe. A resiliência muitas vezes é testada em meio aos desafios pedagógicos que são aplicado ali.

Visão estratégica e vivências diferenciadas podem ser aplicadas no cenário multiuso, playground que apresenta trajetos que imitam ruas e faixas de pedestre, riscos e marcas que incitam brincadeiras com formas e objetos, além de um iglu de atividades, com escalada e passagem interna. Uma área pouco aproveitada em muitos locais, que estabelece a imaginação como parceiro fundamental das crianças.

Barão de Mauá no vipzinho

Todos esses aspectos podem ainda ser ampliados posteriormente nas salas de aula, e em todas as outras atividades feitas na escola. Voltado para um público inicialmente menor, o playground é parte da formação básica das crianças, na medida para formar e incentivar cidadãos melhores e mais conscientes de suas possibilidades na sociedade, preparando os pequenos para a vida como um todo e tudo isso, com muita brincadeira.

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos