Bilinguismo é realmente bom para as crianças? Saiba tudo sobre esse sistema de ensino

Antes de respondermos a pergunta principal, se o bilinguismo impacta negativamente ou positivamente as crianças, precisamos entender melhor o que é e no que consiste este tipo de sistema de ensino. Basicamente, de forma resumida, temos um ensino bilíngue quando a grade curricular por inteiro acontece em duas línguas, no caso do brasil as mais comuns de serem utilizadas é o português e o inglês. Diferente das escolas tradicionais que tem aulas de idiomas, porém em alguns períodos apenas e focados apenas no aprendizado da língua.
O bilinguismo foi o tema do nosso último Papo Vipzinho, que acontece todas as quartas no Instagram (@vipzinho.com.br). Durante a conversa tivemos a presença da Kate Gallo, que é mãe e empreendedora, sócia mantenedora da Great Kids (R. Gen. Canavarro, 631 – Campestre), escola multicultural de Santo André, formada em letras com especialização em educação infantil, especializada em linguística, pela University of Toronto, e Pós Graduada em Bilinguismo pela PUC – SP.

Durante o decorrer do nosso papo, ela esclareceu diversas dúvidas em relação ao bilinguismo, incluindo como este método afeta as crianças no dia a dia. Logo no inicio falamos sobre as possíveis dificuldades de fala com o estudo de duas línguas simultâneas. Kate já nos tranquiliza, esse é um dos maiores mitos sobre o assunto. Atraso de fala, problemas de fala, nunca foram comprovados cientificamente que partem do ensino bilíngue.
Ela comenta sobre a falta de informação e na importância do acompanhamento das fonoaudiólogas para quando há realmente essas dificuldades. O que é possível ocorrer, é um leve atraso para realizar a escolha linguística, logo há possibilidade do pequeno falar inicialmente uma língua e depois ir incluindo a segunda. Também fica claro que não afeta de maneira nenhuma o aprendizado, pois as línguas fazem parte da vida e cotidiano da criança.
Kate também explanou sobre os pais e a preocupação em saber ou não o segundo idioma e como auxiliar as crianças. Ela explica que não é obrigatório saber as línguas e que a escola também pode dar esse suporte, para continuar o aprendizado em casa. Um dos aspectos mais questionados, é sobre o uso de jogos e desenhos em inglês como complemento ao estudo, esse é outro mito do bilinguismo.
Para quem quiser ver todo o Papo completo, basta acessar o nosso perfil no Instagram. Para saber mais sobre o trabalho e a Great Kids, entre em contato com a equipe da escola. Com um espaço amplo e super bem equipado, eles estarão prontos para tirar dúvidas e receber as crianças com o maior carinho.