Bate e Volta: Confira 10 dicas de passeios em família pertinho de São Paulo para as férias

 Bate e Volta: Confira 10 dicas de passeios em família pertinho de São Paulo para as férias

Que delícia acordar cedo de manhã e fazer passeios de carro com a família, não? Este guia traz dicas imperdíveis de destinos para viagem de carro em São Paulo, ideal para essa época do ano que é tão festiva e animada.

Vamos agora apresentar diferentes opções para famílias que gostam de praias mais badaladas, um lugar mais tranquilo para curtir com os filhos, ou para conhecerem atrações curiosas.


Atibaia (66 km da capital paulista)

Como é um passeio mais longo, uma boa dica de hospedagem é Bourbon Atibaia Resort. O resort possui piscina infantil com brinquedos, recreação monitorada com atividades para todas as idades, e um espaço temático da Turma da Mônica. A diversão fica completa com as atividades de arco e flecha, arvorismo, além do espaço Fun Place, do cinema e mais.

Para além da hospedagem, na viagem para Atibaia com as crianças vale muito a pena conhecer a Pedra Grande, um dos principais atrativos de Atibaia. Seja de carro ou a pé, chegar à Pedra Grande é sempre um momento de grande emoção.

Anúncio:

Quem sobe pela trilha já vai se acostumando com a vista, mas quem vai de carro tem logo uma grata surpresa ao ver a imensidão que é o local e toda a beleza da natureza e as cidades abaixo.

Caso ainda tenha fôlego, outra dica é o Parque Municipal Edmundo Zanoni, que tem mais de 38 mil m² de área e conta com um grande lago e área verde com muitas árvores, algumas centenárias, com caminhos que podem ser percorridos por calçadas adornadas com jardins floridos. Esse é um dos passeios mais procurados para fazer em família.


São Roque, SP (70 km da Capital)

Famosa nacionalmente pelas suas excelentes vinícolas e restaurantes, São Roque oferece também passeios para toda a família. Um bom começo é o Ski Mountain Park, que oferece diversas atividades como esqui, patinação, arvorismo (passeios em trilhas instaladas em árvores), playground, tobogã, teleférico e muito mais. Os restaurantes da Rota do Vinho contam com opções para toda a família. Além dos pais conseguirem degustar ótimos vinhos e comidas, as crianças se divertem bastante por lá também.

Para completar, tem a Fazenda Angolana. Nesse passeio o foco é nos pequenos, que vão se divertir ao conhecer os adoráveis animaizinhos da fazenda, a aldeia dos coelhos, trilha ecológica, passeios de pônei, arvorismo, tirolesa e playground. Para recarregar as energias, é só dar uma passadinha na cafeteria ou no restaurante.


Guararema (80 km da capital paulista)

Pense em um passeio inesquecível! Localizado a apenas uma hora de Guarulhos, o Carro Restaurante do Trem de Guararema é um restaurante dentro do trem da cidade! Ou seja, enquanto passeiam por locais históricos da pequena Guararema, vocês e as crianças podem saborear algumas delícias da Serra da Mantiqueira a bordo desses passeios ferroviário, com saídas aos sábados e domingos.

O cardápio do Carro Restaurante tem opções que vão desde taças de espumante ou suco de uva branco como welcome drink até uma variedade de pratos. O trajeto do Trem de Guararema parte da Estação Central de Guararema até a Estação Luís Carlos. As saídas ocorrem nos finais de semana e feriados, com partidas às 14:30h aos sábados e às 10:00h e 14:30h aos domingos. Vale ressaltar que a programação para feriados está sujeita a confirmação.

A viagem percorre 6,8 km entre a Estação de Guararema, construída em 1891 e totalmente restaurada, até a Estação de Luís Carlos, datada de 1914 e restaurada em 2011. O local é um convite para uma volta ao passado, com uma vila revitalizada e comércio típico para atender aos visitantes. Normalmente, os assentos são vendidos individualmente para mesas compartilhadas de quatro pessoas. A dica é você comprar quatro lugares de uma vez.


Itu (100 km da capital paulista)

É aqui que a carinha de espanto da garotada vai ser inevitável. Bem no centro da cidade, tem a famosa Praça dos Exageros, onde as crianças vão adorar os incríveis objetos gigantes, entre eles o orelhão e o semáforo.

Também procure pelas lojas de souvenirs que vendem objetos gigantes e também merecem a visita. Depois de verem as coisas em perspectivas diferentes, a próxima dica é o Museu da Energia, instalado em um lindo sobrado de 1847.

Já para brincarem bastante, escolha o Parque Maeda, onde há pesqueiro, teleférico, pedalinho, jardim japonês, passeio de trenzinho, estufas de morango, pomar de jabuticabeiras e mais. Uma delícia para curtir o dia ao ar livre!


Boituva (122 km da capital paulista)

Quer algo mais radical? Então, considere incluir Boituva em seu roteiro. Por lá, você pode curtir um passeio de balão ou optar pelo paraquedismo e curtir momentos de pura adrenalina ou simplesmente curtir um lindo entardecer ao ar livre.

Já para os turistas que preferem algo mais tranquilo, o Parque Ecológico Eugênio Walter é todo arborizado e cheio de variedades na flora e fauna. Ideal para levar as crianças aventureiras que queiram enfrentar as atividades de arvorismo e conhecer as 25 espécies que ainda residem no Parque.


Circuito das Águas (180 km em média da capital paulista)

O lindo Circuito das Águas é um destino muito legal para quem deseja explorar o interior de São Paulo. Composto por nove encantadoras cidades: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

Esse tour é ótimo para ir em família, e oferece opções para todas as idades, garantindo um passeio inesquecível. Em Águas de Lindóia, é possível desfrutar de banhos termais e relaxar em parques aquáticos. Amparo é conhecida por sua arquitetura histórica e praças arborizadas. Em Holambra, as crianças ficam encantadas com os deslumbrantes campos de flores e o Parque Municipal Cidade da Criança, que conta com lago, parquinho, pistas de caminhada e de skate, academia ao ar livre e restaurante.

Jaguariúna é muito famosa pelo passeio de Maria Fumaça e pelos muitos parques dedicados aos esportes aquáticos, dentre eles há o Naga Cable Park, ideal para crianças a partir de 8 anos, com estrutura de qualidade para a prática de esportes radicais e diversão na água com brinquedos infláveis.

Lindóia é um destino mais tranquilo com suas belas paisagens naturais. Monte Alegre do Sul encanta com cachoeiras e trilhas para caminhadas. Pedreira é conhecida por suas cerâmicas e artesanatos. Também temos Serra Negra, cidade que tem roteiro indicado para compras e à diversão. Por fim, Socorro é o destino perfeito para os aventureiros, com atividades como rafting e tirolesa.


Ubatuba (226 km da capital paulista)

Muita gente chama Ubatuba de “Caribe brasileiro”, e esse destino atrai turistas que gostam de praias paradisíacas e águas cristalinas para aproveitar as férias.

Algumas opções de lugares são mais reservadas e com acesso limitado, seja por meio de barcos ou trilhas complexas, mas o esforço vale a pena. Se você procura por praia para levar as crianças em Ubatuba, é um ótimo lugar, em especial as praias Toninhas, Lázaro e Enseada como principais destaques.

Além das maravilhosas praias, a região contém várias opções de restaurantes, seja para os amantes de peixes e frutos do mar ou para os turistas que apreciam a culinária italiana.


Brotas (250 km da capital paulista)

Essa é mais uma opção de ecoturismo, com destaque para trilhas e cachoeiras, com rafting e diversas atividades ao ar livre, com destaque para o Parque Cassorova.

Além das duas conhecidas cachoeiras, Cassorova oferece uma estrutura completa aos visitantes com piscina de água natural, área de descanso e contemplação, restaurante com fogão à lenha, lanchonete e um mirante onde todo o Vale das Cuestas Paulista pode ser admirado.

Se passar por lá, lembre-se de ir até a “Areia que Canta”, uma linda nascente que brota em meio a uma areia branca, são finíssimos grãos de quartzo, que friccionados produzem um incrível som de cuíca. Um show da natureza exuberante de Brotas. Além da visita à nascente, é feito uma trilha em mata beirando o Rio Tamanduá com banho nos poços e corredeiras do rio.


Penedo (270 km da capital paulista)

É uma viagem um pouco mais longa, mas vale a pena conhecer Penedo, que é quase como visitar a Finlândia sem sair do Brasil. Colonizada pelos finlandeses na década de 1920, essa influência é evidente na arquitetura peculiar da região, localizada a 174 quilômetros da capital.

Comece o passeio pela deslumbrante Pequena Finlândia, com suas casinhas coloridas, lojas de chocolate e brinquedos. Além do charme europeu, o destino oferece diferentes possibilidades de contato com a natureza no Parque Nacional do Itatiaia, onde é possível desfrutar de trilhas leves e observar a fauna e a flora. As crianças também adoram fazer o passeio de pedalinho no lago e visitar a Casa do Papai Noel. Sim, por ali o Natal rola o ano inteiro.


São Paulo

Também tem dica para quem não pode ir muito longe! Para quem mora em São Paulo, que tal a diversão começar pelo Museu Catavento? Então, se optar por visitá-lo num sábado, fará uma ótima escolha, pois é quando as oficinas estão abertas. No entanto, programe-se para chegar cedo, pois o agendamento é por hora marcada e começa às 9 horas.

O Catavento é um museu de ciências interativo. Ele vai deixar seus pequenos loucos e você também vai adorar. Lá as crianças vão aprender brincando, podem visitar o borboletário e também participar do laboratório de química. As crianças vão adorar fazer bolhas de sabão gigantes e se divertirem muito quando participarem de um experimento que deixa o cabelo todo em pé.

Reserve pelo menos 4 horas pra ficar por lá, caso contrário irá se arrepender, pois não conseguirá conhecer tudo. E além disso, aos sábados é gratuito, tanto no Catavento como em muitos outros museus de São Paulo.

E quem disse que museu é um lugar chato não conhece o Museu da Imaginação! Nesse museu pra lá de divertido as crianças serão convidadas a tocar em tudo, a explorar sua imaginação e a brincar. É impossível não sair de lá encantado. A visita é guiada e você pode permanecer no museu por três horas.

Não deixe de conhecer a sala das esferas. Lá é apresentada uma releitura da obra de Pablo Picasso. A guia interage com os pequenos o tempo todo, e ela pode te dar algumas missões, como por exemplo, encontrar tudo que fizer barulho, encontrar objetos feitos de papel machê, entre outros.


 

Quer saber mais na palma da sua mão?

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba boletins diários com tudo para as crianças em São Paulo. Clique aqui e participe!

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos