Aula de Circo: Como essa prática ajuda a melhorar a imunidade das crianças
A arte circense é milenar e desde o surgimento do primeiro circo como conhecemos hoje, na Inglaterra em 1768, sua estrutura e fama mudou, não exatamente da maneira mais positiva. Durante muito tempo o circo ficou conhecido como algo feito por pessoas excluídas, que não tinham família ou qualquer ligação local.
Com o passar dos anos as estruturas foram mudando e se pôde observar como essa prática é benéfica ao corpo e também para a mente, principalmente para as crianças, que ainda estão se desenvolvendo, ampliando suas habilidades motoras e cognitivas.
Mais recentemente foi observado como a arte circense, influenciando diretamente a estrutura física corporal, pode ser eficaz para a manutenção da saúde como um todo, incluindo o sistema imunológico. Atividade física balanceada com alimentação adequada e saudável são as chaves para manter as crianças saudáveis.
Além de uma resposta direta nas funções corporais imunológicas e hormonais do corpo, a prática das atividades realizadas no circo, como trapézio, malabarismo, contorcionismo, equilibrismo e muitas outras, auxilia no controle respiratório, muito eficaz no combate a doenças que afetam o trato respiratório, além de impactar no desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio.
A arte circense influencia as crianças em suas relações sociais também, ensinando trabalho em equipe, e fazendo com que elas se incentivem entre si. Ao falar com a Art Circo Escola (Avenida Bom Pastor, 917 – Jardim Bom Pastor, Santo André), nossa parceira, que inclusive voltou a receber as crianças nas últimas semanas, pudemos perceber o quão importante para os pequenos é essa atividade.
É notável as interações entre as crianças e como conseguem se entender rapidamente para atingir os objetivos propostos, além de que eles mesmos percebem os benefícios no corpo, se sentindo mais disposto e com energia, ainda mais depois de passarem tantos meses em casa, com pouco espaço para se exercitar.
A Art Circo Escola (Avenida Bom Pastor, 917 – Jardim Bom Pastor, Santo André) entende que o circo é universal, é para todos, então todas as crianças são bem vindas. Eles sabem que, nesse período difícil, a melhor opção é realizar atividades que estimulem as crianças de forma positiva e ainda que agreguem fatores preciosos na saúde, principalmente no controle da imunidade.