Assistir televisão pode atrapalhar o desenvolvimento infantil

A televisão, assim como os canais do YouTube, são meios de comunicação e atualmente são os maiores companheiros de entretenimento na vida das pessoas, e estão presentes principalmente na rotina das crianças. Os meios de comunicação formam opiniões, criam conceitos e influenciam o comportamento sem nem ao menos percebermos, especialmente o das crianças, que imitam o que veem e incorporam os padrões por ela propostos.
Em frente a TV as crianças estão expostas diariamente a conteúdos de violência, drogas, álcool, consumo excessivo e hiperestimulação sexual, e infelizmente muitas vezes os pais negligenciam o conteúdo oferecido a seus filhos através da transmissão dos programas infantis, que de forma sútil desvaloriza a autoridade dos pais, bem como valores e princípios familiares.
Pesquisas apontam que as crianças passam mais tempo em frente a tv do que na escola, mas não podemos deixar de enfatizar que existem bons programas educativos e adequados para as mais diversas idades, porém, não podemos fazer deste recurso de lazer, a babá eletrônica das crianças, a fim de tentar acalmá-las ou distraí-las.
A permanência prolongada em frente a televisão está associada a:
- Atividades solitárias;
- Hábitos alimentares inadequados, que podem levar a obesidade infantil;
- Reprodução de insultos e comportamentos agressivos;
- Distúrbios do sono;
- Diminuição da comunicação familiar;
- Distúrbios de atenção, trazendo prejuízo escolar.
É importante refletir que a infância vai passar, seus filhos irão crescer e quem terá passado mais tempo com eles? Aproveite os poucos momentos que essa rotina excessiva de atividades lhe permite e planeje um tempo de qualidade para brincar com seus filhos, abraçar, dançar, rir até doer a barriga!!!
Seja você a maior influência positiva na vida dos seus filhos.
Samara Sousa é Pedagoga (Psicopedagoga/Psicomotricista) e Coach Educacional. Atua com atendimento especializado para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, além de palestras e capacitação de professores. Para entrar em contato: (11) 94118-9091.