Amamentação e volta ao trabalho: Consultora dá dicas para amenizar esse processo

 Amamentação e volta ao trabalho: Consultora dá dicas para amenizar esse processo

São muitas as questões que vão ditar o processo e andamento da amamentação, principalmente quando falamos sobre retornar ao trabalho. O tipo de trabalho que a mamãe exerce, quantas horas por dia são dedicas a isso, o suporte que é dado ao aleitamento materno pela família, e pela empresa dela também, leis e relações trabalhistas que ela segue no momento do processo.

Nesse momento, segundo a enfermeira obstetra Sandra Teles da Casa da Amamentação (Rua Senador Fláquer, 45, Sala 41 – Centro, Santo André), clínica de consultoria materna, é essencial que se tenha o acompanhamento e o auxilio de uma assessoria materna, visto que é um profissional que seguirá cuidando para a saúde de mãe e bebê. Ele vai ajudar a entender como funciona a retirada do leite, sem ser através dos pequenos, e também o correto armazenamento, além de como oferecer esse leite para o bebê.

mae amamentacao vipzinho

Para que tudo funcione bem é importante lembrar que antes de voltar a trabalhar o processo deve seguir pontos importantes como verificar no seu local de trabalho o melhor local para realizar a retirada do leite e seu armazenamento. Iniciar o estoque ao menos 15 dias antes de retornar ao trabalho e também se auto incentivar a ordenha manual do leite, treinar é fundamental, assim como manter o aleitamento exclusivo.

Chegado o momento do retorno, a Casa da Amamentação recomenda alguns hábitos saudáveis e que ajudam nessa separação diária. Como o de manter o aleitamento sendo feito com frequência, enquanto estiver em casa e até no período noturno. Evitar mamadeiras e sempre preferir copos e colher.

roda de conversa sobre amamentação no sesc

O leite cru, não pasteurizado, pode ser armazenado por até 12 horas ou congelado por até 15 dias. Sendo assim, é interessante que se faça a ordenha durante o período de trabalho e se armazene o leite na geladeira até o retorno para casa, quando leite será então, servido para o pequeno.

Para servir o leite materno congelado, primeiro é necessário descongelar, de preferência na geladeira, e então realizar o aquecimento no formato banho-maria sem ficar no fogo. Antes de servir, agite levemente o leite para misturar adequadamente a gordura.

Mais sobre a Casa da Amamentação

A Casa da Amamentação é um empreendimento da Enfermeira Obstetra Sandra Teles, produto de uma experiência de 28 anos de atuação profissional na assessoria materno-infantil, em curso preparatório para pais, consultoria em aleitamento materno e na capacitação e sensibilização de profissionais que atuam na área da saúde materno-infantil.

Anúncio:
Tendall Grill - Rudge Ramos