Afeto em forma de bolo: Escola entrega kit das crianças com um pedacinho dela

“Gostinho da escola na sua casa!”. Essa foi a iniciativa da Escola La Vie (Av. Áurea, 563-Jardim do Estádio, Santo André). Foi uma forma que encontraram de mostrar todo o carinho e afeto que sentem pelas crianças. Tudo aconteceu conforme o decreto de distanciamento social, pensando 100% na saúde dos pequenos e de sua família.
Uma das missões da instituição é transformar a infância em algo inesquecível! E que de outra forma seria feito tal ato se não com uma boa lembrança gustativa? A iniciativa de todo o corpo docente foi de entregar um bolo de maçã sem lactose, alimento que as crianças tanto amam na escola, assim, seria possível tanto matar aquela saudade dos alunos, quanto trazer aquela sensação gostosa de nostalgia, através do sabor.
Estudos mostram que paladar e o olfato têm poder de resgatar o passado.
Todo mundo têm aquele cheirinho ou sabor que nos remete a infância, que te leva diretamente para um café da tarde na casa daquela tia que tinha um cachorrinho ou àqueles almoços de domingos tão marcantes com seus avós. Esses alimentos mágicos que nos proporcionam sensações de conforto, aconchego e alegria são chamados de “comfort food”, apesar do sofisticado nome, o grande segredo dessa culinária está na simplicidade e diversidade.
O conceito surgiu para tentar agradar a todos os gostos, o termo significa justamente “comida de conforto”, por remeter a tantos sentimentos bons. Contudo, gerar boas lembranças não é a única função dessa culinária, ela é uma ótima aliada para combater a tristeza e o estresse. Em momentos ou dias ruins, sempre buscamos algo que nos faça sentir bem e, às vezes, nada como uma boa comida saborosa para nos curar.
A comida mexe com o nosso emocional e a busca por esses sabores acaba por ser quase instintiva, pois fica com maior facilidade marcada em nossas lembranças. O que mais importa é a relação realizada no nosso cérebro quando estamos em contato com um desses pratos, a nossa memória revive esses bons momentos e nos proporciona aquele bem-estar sem igual!
E para você, qual seria o sabor da sua infância?