Adaptação escolar: Especialista dá dicas de como acontecer da melhor forma possível

 Adaptação escolar: Especialista dá dicas de como acontecer da melhor forma possível

Começo de ano sempre gera insegurança na família. Alguns perguntas nos fazemos: será que a professora vai atender as expectativas da minha família? Escolhemos a escola certa? Meu filho vai ter um ano produtivo e de aprendizagem?

São muitas perguntas, muitas incertezas não é mesmo?

A adaptação escolar não acontece apenas quando uma criança vai à creche ou à pré-escola pela primeira vez, mas sempre que se depara com uma nova etapa de ensino ou um novo ambiente, como uma mudança de escola ou de turma. 

Se o novo gera insegurança e ansiedade em qualquer idade, na Educação Infantil, esse processo é ainda mais intenso. Saindo de suas zonas de conforto, os pequenos se veem em um ambiente coletivo com regras diferentes das de casa, são estimulados a participar de atividades incomuns ao seu dia a dia e passam a conviver com adultos e crianças inicialmente estranhos.

A adaptação é esse momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e atividades, sentindo-se cada vez mais segura.

Não existe um tempo determinado para essa transição. Para que a criança se sinta mais segura é importante os pais estarem seguros da sua escolha e acreditar no trabalho que a escola vai desenvolver.

Dicas importantes:

– Nos primeiros dias de aula, deixe a criança levar para escola um objeto de apego, isso a deixará mais segura;

– Não atrase pra buscar;

– Diga o quanto sentiu saudades no momento em que estava na escola;

– Arrume a mochila e a lancheira juntos;

– Coloque um bilhetinho dentro da lancheira ou mochila dizendo o quanto você o ama;

– Pergunte como foi seu dia, o nome dos amiguinhos, o que mais gostou de fazer, isso faz com que a criança sinta que você está envolvida e interessada em participar da sua vidinha escolar.

Quando tiver alguma crítica da escola, não fale perto da criança isso pode trazer insegurança.

Tenham um ótimo ano!!!


Vanessa Vigatto é Psicopedagoga/Neuropsicopedagoga e Psicanalista. Acesse o website e saiba tudo sobre a profissional: http://www.vanessavigatto.com.br/.