‘80% não voltariam para a escola’: Em Live, diretora fala sobre as mudanças no ensino

 ‘80% não voltariam para a escola’: Em Live, diretora fala sobre as mudanças no ensino

Diretora do Colégio Castelo fala sobre mudanças e novidades no ensino

Desde março do ano passado as escolas estão fechadas por conta da pandemia de Covid-19, cujas medidas de segurança incluem distanciamento social e quarentena, logo as aulas foram modificadas para atender essa nova realidade, impactando diretamente alunos e educadores de todas as áreas. Porém, dentro destes meses que se passaram, ficou em aberto uma questão, como será o retorno das crianças às escolas?

Para esclarecer o tem, Andréa Giugliani, realizou uma live com diretoras e mantenedoras de vários colégios da região do grande ABC, para que juntos pudessem discutir o assunto, e nortear instituições e famílias nesse processo de restabelecimento da rotina. Dentre as participantes, uma figura se destacou, Rosemeire Baltazar, diretora pedagógica e mantenedora do Colégio Castelo (Rua São Paulo, 1877 – Santa Paula), escola de ensino bilíngue de São Caetano.

Clique aqui para visualizar a live completa.

live colégio castelo no vipzinho

Durante a conversa, Rose comentou sobre as dificuldades do início da pandemia, estabelecendo um panorama de como ocorreu a transformação das aulas presenciais em plataforma on-line, evidenciando sua admiração pelos professores, que tiveram de modificar todo o conteúdo e estrutura didática, também tendo de entender sobre as novas tecnologias.

Destacou o apoio dado pela escola durante todo esse processo, entendendo as necessidades de auxílio e acolhimento, principalmente pelas mudanças drásticas de estilo de vida, deixando pais e filhos sem um norte para seguir. O Castelo está preparando um novo projeto para atender social e psicologicamente as crianças, famílias e professores.

Rose também falou sobre a necessidade de rever protocolos a todo o momento, visto que são muitos os detalhes do dia a dia de uma escola, onde os métodos criados pelo governos apenas, não seriam suficientes para garantir a devida segurança. Esses aspectos são os fatores que mais dificultam a volta, mesmo dentro de uma necessidade financeira das escolas, a saúde e o cuidado sempre devem vir em primeiro lugar.

Durante as pesquisas feitas pelo colégio com pais de alunos, constatou-se que 80% dos responsáveis não enviariam seus filhos de volta a escola, mesmo com uma retomada das aulas presenciais programada. Rose explica que mesmo com uma possível reabertura continuarão com as opções on-line e hibrido para atender a todos e respeitar as decisões de cada família. Também comenta sobre a impossibilidade de voltar para um ensino apenas presencial, dizendo que esse processo faz parte do futuro e que ele apenas foi acelerado pela pandemia.

De toda a maneira fica claro que o Colégio Castelo entende bem as necessidades das famílias, e a importância da aula presencial, sendo esta insubstituível, por seu conteúdo social, porém é muito importante colocar a frente a saúde e a vida como fatores determinantes das decisões neste momento de transição.